terça-feira, 3 de janeiro de 2012

ZOOFILIA COM BURRO


Burro albino vira atração em Promissão, SP
Animal requer cuidados com o sol, devido a pele frágil.
Chances disso acontecer são de 25%.
Do G1 Bauru e Marília

Um caso raro nas cocheiras de Promissão, interior de São Paulo. O cruzamento de uma égua pintada com um jumento resultou no nascimento de um burro albino. O animal precisa de cuidados especiais e chega a ser rosado de tão branco que é.
É na sombra de alguma árvore que ele passa a maior parte do dia. Cuidado que o domador toma porque já percebeu que o sol forte incomoda o animal. Apesar do tratamento diferenciado dá pra reparar que as orelhas do burro estão com feridas. Elas descascaram por causa do sol.
Todo o pelo do corpo e cascos são brancos. Em algumas partes dá pra ver a pele rosada do animal. O curioso é que apenas os olhos são escuros. O burro ganhou o nome de xodó.
No interior de São Paulo, um burro é comercializado por R$ 5 mil em média. Apesar do xodó apresentar uma série de qualidades, ele tem baixo valor de mercado.
A geração de um animal como esse só é possível quando a mãe e o pai possuem algum gene albino. Mesmo assim, a chance disso acontecer é de apenas 25%. "O animal tem o gene recessivo para albinismo. Os pais têm o gene recessivo que quando eles se unem eles podem manifestar o albinismo. Em quatro crias, uma das crias pode nascer o albino. Esses genes podem não manifestar nos pais, mas quando eles se unem manifesta o albinismo", explica o veterinário Paulo Roberto Pinto.
O veterinário explica ainda que é fundamental evitar o sol para garantir a longevidade do animal. Um burro vive até 50 anos. "A pele despigmentada não produz melanina que é essa pigmentação que protege contra os raios ultravioletas do sol. Como não tem isso, por uma falha de reação, então não pode tomar sol direto. São animais que têm uma propensão muito grande de adquirir câncer de pele".

O video da reportagem pode ser visto no link
http://g1.globo.com/sao-paulo/bauru-marilia/noticia/2012/01/burro-albino-vira-atracao-em-promissao-sp.html

Um comentário:

  1. Aqui em casa somos em quatro filhos ho ho ho sou o unico albino ho ho ho .sera que tenho menos valor no mercado ... burro sei que não sou ..ho ho ho ...brincadeirinha em....Miguel

    ResponderExcluir