quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

GUSTAVO LACERDA EM FRANCÊS


A parceria entre os albinos e o fotógrafo Gustavo Lacerda definitivamente deu certo e cada vez mais repercute na Europa.
A seção de atualidades do site Internaute destacou o projeto Albinos, que obteve comentários positivos de leitores, que destacaram a beleza e originalidade do trabalho de nosso fotógrafo.

Albinos Posam para Retratos Inéditos
Fascinado pelo albinismo há muitos anos, o fotógrafo brasileiro Gustavo Lacerda realizou uma série de retratos em estúdio. Dotados de beleza singular, os albinos aceitaram posar para ele.
Desde 2009, o fotógrafo tem pesquisado sobre essa doença genética, trazendo seus portadores para diante de sua câmera.
A escolha do retrato em estúdio é significativa. A idéia é trabalhar o processo de produção, as roupas, o penteado a maquiagem e os acessórios.
Colocar seus modelos diante das câmeras não foi simples, pois tratou-se de uma situação nova e frequentemente inédita para eles, sempre excluídos.
O fotógrafo explica que quando mostra suas fotos pela primeira vez a série cria certo mal estar, notadamente devido à orientação que ele escolheu.
O trabalho em estúdio foi um desafio para Gustavo Lacerda:instaurar um clima de confiança e conseguir traduzir um momento, trabalhando uma ambientação simples e pura.
Lacerda deliberadamente evitou tons berrantes, que poderia atrair o olhar do espectador. A intenção foi criar um retrato o mais simples possível, colocando o fotografado em evidência.
O branco, que caracteriza o tom de pele dos albinos, tem destaque na série. Presente no fundo e nos cabelos, até mesmo a iluminação é trabalhada para compor a atmosfera.
Os retratos exalam uma beleza estranha, frequentemente perturbadora, uma vez que não correspondem a critérios de normalidade.
Crianças, adultos, homens, mulheres; Gustavo se propôs a representar uma vasta gama de albinos. Sociológica, cientifica e sobretudo artística, essa série dá o que pensar.

O texto em francês – e algumas fotos – podem ser acessados em

Nenhum comentário:

Postar um comentário