sábado, 26 de fevereiro de 2011

VERGONHA NIGERIANA

Mais de 600.000 Albinos São Discriminados na Nigéria

A Associação de Albinos da Nigéria revelou que mais de 600.000, dos dois milhões de albinos do país, sofrem discriminação de suas famílias, colegas de escola e amigos.
Jake Epele, presidente da Associação, afirmou que algumas famílias abandonam recém-nascidos com albinismo. “Devido a esse fato, um albino tem chances reduzidas de se dar bem na vida; a maioria dos pais reluta em investir na educação de crianças albinas.”
Ele acrescentou que estatísticas indicam que um milhao e meio de nigerianos albinos estão entre os mais pobres, marginalizados e com menos educação.
Some-se a esse quadro, o fato de que albinos estão entre os mais suscetíveis ao câncer de pele, devido à freqüente exposição ao sol.
“A pobreza e falta de instrução dessas pessoas não se dão por deficiências físicas ou mentais, mas principalmente por discriminação, exclusão social, estigmatização e, algumas vezes, pela violação dos direitos humanos”, lamenta Epele.
Ele finalize: “Todo nigeriano tem direito à educação. O sofrimento dos albinos deve ser urgentemente tratado. Pessoas albinas tem suas peculiaridades e devem incluídos em todas as políticas educacionais.”
(Encontrado em http://www.afriqueavenir.org/en/2011/02/26/more-600000-albinos-suffer-discrimination-in-nigeria/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário