terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

CARNAVAL INCLUSIVO

Blocos de deficientes visuais, usuários de cadeiras de rodas e pacientes da rede pública de saúde mental preparam desfiles

RIO - Não importa se o samba é no pé ou com uso de cadeira de rodas, ou se os foliões precisam de um guia. O que vale é ser louco por carnaval. Os blocos Beijamim no Escuro, de deficientes visuais, Senta Que Eu Empurro, de cadeirantes, e Tá Pirando, Pirado, Pirou!, de usuários da rede pública de saúde mental, são veteranos na folia e, a cada ano, arrastam mais gente pelas ruas. O Tá Pirando, Pirado, Pirou! empolgou cerca de mil foliões em 2010 e prepara surpresas para o desfile deste ano, no próximo dia 27, com concentração às 14h na Avenida Pasteur, na Urca, ao lado do antigo prédio de um hospício no campus da UFRJ.
O bloco — fundado em 2004 — cresceu e, pela primeira vez, será puxado por uma comissão de frente e terá um carro alegórico. O enredo é “As sete maravilhas do mundo: amar, rir, ver, ouvir, provar, sentir e fazer fotossíntese”. Além dos pacientes, participam do bloco parentes e profissionais da área.
— A ideia central do bloco é modificar a mentalidade de que o louco não tem capacidade criativa, que não pode estar junto das pessoas — explica uma das fundadoras do bloco, Neli de Almeida, professora de psicologia social.
Com o enredo “O pior cego é aquele que não quer ver”, o Beijamim no Escuro percorrerá a Urca propondo uma experiência diferente: o bloco distribuirá vendas para quem quiser provar, por alguns minutos, a sensação de pular carnaval (e até beijar) na escuridão. O bloco nasceu no Instituto Benjamin Constant, na Urca, a partir do interesse dos seus usuários na folia e da sua dificuldade de encarar os desfiles de rua, quase sempre lotados. Será a quarta vez que a turma coloca o bloco na rua: o Beijamim no Escuro sai no domingo de carnaval, da porta do Benjamin Constant, na Avenida Pasteur, e a concentração está marcada para as 14h. Presidente do bloco, Fernando Gutman puxa os integrantes com a ajuda de apitos. O carro de som também serve de guia.
O Senta Que Eu Empurro desfilará dia 4 de março, saindo do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD), na Rua Artur Bernardes 26, no Catete. A concentração começa às 18h. No bloco, ninguém fica parado. Nada menos que a tetracampeã brasileira de dança esportiva em cadeira de rodas, Viviane Macedo, será a porta-bandeira. Já Viviane Alves, que é anã, será madrinha da bateria. O enredo deste ano é “Acessibilidade de direitos”.
(Encontrado em http://extra.globo.com/noticias/carnaval/blocos-de-deficientes-visuais-usuarios-de-cadeiras-de-rodas-pacientes-da-rede-publica-de-saude-mental-preparam-desfiles-1072155.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário