sexta-feira, 21 de setembro de 2018

UM URUBU MUITO BRANCO

Urubu-albino é registrado na zona rural de Estiva (MG)

O flagrante raro mostra a ave com penas, bico e patas brancas; o albinismo também pode afetar a visão da ave e comprometer a busca por alimento.

Que ave você identifica nessa imagem? É difícil acreditar que esse seja um urubu, já que o animal é conhecido pelas penas, cabeça e bico pretos. No entanto, o flagrante mostra um indivíduo do urubu-de-cabeça-preta, conhecido também por urubu-comum, corvo e urubu-preto.

O encontro com a ave surpreendeu Sofia Pereira, que registrou a espécie sem conseguir identifica-la. “Nunca tinha visto um urubu albino. No começo foi difícil identificar, achei que era outra ave”, explica a estudante, que pôde observar os comportamentos do bicho em um sítio em Esitva (MG).

“Ele estava incluso aos outros urubus, porém era arisco e só se juntava ao grupo quando tinha comida. Nas vezes que tentava interagir com os outros, era expulso”, completa.

PRETO OU BRANCO?
A ausência total de pigmentos é resultado do albinismo, um fenômeno genético que impede a produção de melanina e carotenoides. Penas, bico e patas são afetados, assim como os olhos que, por não possuírem coloração, apresentam a cor vermelha dos vasos sanguíneos.

Além da baixa resistência ao sol, a ave pode ter a visão afetada, o que dificulta a alimentação e a sobrevivência na natureza. “No caso do urubu-de-cabeça-preta a visão mais debilitada pode afetar a capacidade da ave de localizar as carcaças, já que ela é conduzida pela visão, e não pelo olfato”, explica o biólogo Willian Menq.

A ESPÉCIE
Considerada a mais comum entre os urubus, a espécie se distribui por todo o País e pode ser observada sobrevoando centros das cidades, fazendas e áreas abertas. Nos voos é possível notar as penas brancas nas pontas das asas, características que ajudam a diferenciar a ave de outras espécies.

No período reprodutivo o urubu nidifica em ocos de árvores e entre pedras. Os dois ovos são incubados por até 39 dias e o filhote nasce com penugem amarelada.

Habituada a viver em grupo de até 10 indivíduos a ave é considerada migratória e é amplamente distribuída nas Américas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário