segunda-feira, 10 de setembro de 2018

CAIXA DE MÚSICA 331

Roberto Rillo Bíscaro

Ao ouvir o belo álbum de estreia de Conrado Pera, você jurará tratar-se dum nordestino cordelista, conhecedor da tradição psicodélica de estados como Pernambuco, além dos cirandados ritmos locais.
Como local de nascimento pode não passar de acidente geográfico, Pera é, na verdade, paulista, embora radicado na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Multi-instrumentista e filho de músico, dedica-se à intensa pesquisa de ritmos e canções populares desse imenso Brasil, desconhecido pra tantos de nós.
Um dos resultados desse trabalho de prospecção musical é o intenso Enlaçador de Mundos, lançado independentemente, em 2015. Como bem dita o título, a dezena de canções percorre e une diversos subgêneros e culturas, além de reunir convidados.
Vem Plantar Tudo de Novo enlaça Nordeste com cítara indiana e Jangadeiros é maracatu atômico, ao misturar berimbau com guitarra. Quilombola tem participação de Janaína Pereira nas vocalizações sem letra duma canção que africaniza, mas guarda parentesco com certa hipnose psicodélica.
Num álbum farto de instrumentos e timbres/harmonias vocais, Corredeira emocionará e sacudirá fãs de som tipo Dorothy e Dércio Marques, Elomar, Shangai, Luli e Lucina e tantos outros que pesquisa(ra)m nossos ritmos; neste caso, Conrado mistura moda de viola com baião. Ele ainda vem com frevo fervido em Fervim e coco, em Quebra-Coco (A Barra Pesa).
Cigana Vida realiza a integração de nossas raízes com as de nossos hermanos latino-americanos, com ritmo andino e letra bilíngue com espanhol. Fãs de MPB não se decepcionarão com faixas como Caminho, que tem o violino do ocupado Ricardo Herz.
Enlaçador de Mundos faz jus ao nome não apenas por reunir culturas, mas por enredar o ouvinte em seu planeta de belezas sonoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário