quinta-feira, 13 de setembro de 2018

TELONA QUENTE 253

Roberto Rillo Bíscaro

Depois de adicionar o bastante adulto A Ganha-Pão à grade brasileira, a Netflix disponibilizou o totalmente maduro Anomalisa (2015), do cultuado Charlie Kaufman. Cuidado se planeja ver o longa com seu júnior, porque há nu frontal e tórrida cena de sexo entre os bonecos.
Anomalisa é feito em stop motion tão perfeito e sofisticado, que às vezes esquecemos estar diante de bonecos, o que apenas aumenta a estranheza desse filme, cuja trama é bastante acessível e se enquadra no vasto sub-subgênero das crises de meia-idade em machos adultos brancos, mas, sem cair no chavão de botar algum despossuído trazendo de volta a alegria de viver pro bofe, que volta a curtir sua carteira cheia, enquanto o desvalido segue sem valia.
Michael Stone é bem-sucedido autor de livros sobre atendimento ao cliente e palestrante motivacional. Essa fortaleza indicada até pelo pétreo sobrenome é apenas fachada, porém. Insatisfeito e provavelmente incapaz de empatizar, todo mundo pro coroa tem a mesma cara e voz.
Não é à toa que se hospeda no Hotel Fregoli, alusão à síndrome homônima, raro distúrbio em que o paciente delira que diferentes pessoas são de fato uma única, que muda de aparência ou está disfarçada.
É no hotel que conhece a interiorana, insegura e cicatrizada Lisa, que considera adorável anomalia, porque tem voz e rosto distintos dos demais. A propósito, ao discutirem, na cama, o conceito de anomalia, o Brasil é usado como exemplo: todos nossos vizinhos falam espanhol, menos nós.
Anomalisa é fascinante e hipnótico em sua minúcia técnica e narrativa. É o cartão-magnético pra abrir o quarto, que falha várias vezes; é o trajeto da recepção até o quarto pelos corredores do impessoal hotel; é o tédio existencial e a rotina que carcomeram o afável e externamente simpático Stone. E na hora em que seu discurso se desintegra, não deu pra não recordar de seu ancestral humano, Harry Stoner, interpretado pelo grande Jack Lemmon, em Save The Tiger (1973).

Nenhum comentário:

Postar um comentário