terça-feira, 13 de março de 2018

TELINHA QUENTE 300


Roberto Rillo Bíscaro

Desde que me apaixonei pelo detetive diletante de Down Under, o Dr. Blake, minha curiosidade estava atiçada por Miss Fisher's Murder Mysteries (MFMM), claramente inspiração pra série de Craig McLachlan, porque a pré-data em um ano. Ambas são “de época” e trazem investigadores amadores resolvendo casos mirabolantes numa Austrália não necessariamente cozinhando em calor, então é muito casacão e céu nublado.
Miss Fisher's Murder Mysteries estreou em 2013 e teve três temporadas, resultando em 34 episódios, meio  escondidos no catálogo da Netflix, sem nem dublagem em português, o que espanta muita gente, porque o Brasil não curte muito ler. EUA e Inglaterra também preferem produtos em sua língua nativa, então poupemo-nos do complexo de vira-lata.
Protagonizada por Phryne Fisher, personagem literária criada pela escritora australiana Kerry Greenwood, MFMM se passa na Melbourne de 1929, onde a ricaça, sexualmente liberada e multitalentosa Miss Fisher deixa o inspetor Jack Robinson maluco com suas intromissões sempre certeiras em casos de assassinatos, que envolvem aranhas em sapatos e coisas divertidas do gênero. MFMM é o tipo de série policial na qual a morte é pura diversão familiar; é crime do bem. Nada de investigadores mais atormentados do que os criminosos. MFMM é utopia liberal, onde comunistas convivem com ricaças e moçoilas católicas ficam mais liberadas após contato com a descolada Miss Fisher.
Lembra muito as séries clássicas de detetives amadores que, de certa forma, desabonam o trabalho coletivo da polícia, tipo Casal 20 ou Murder, She Wrote, dentre tantos exemplos. O mundo anglófono ama essas séries até hoje, vide Grandchester.
Uma diferença entre o cardápio contemporâneo de diletantes detetives e tantos outros do passado, é que muitos assassinatos vem embalados por situações “históricas” ou “sociais”, seja a Revolução Russa ou a Primeira Guerra, seja a liberação feminina ou dissensões religiosas. Jessica Fletcher ou o casal Hart viviam num mundo onde não necessitavam conhecer História, Miss Fisher e o Dr. Blake, sim. Mas, é ilusão, porque no fim, tudo é sempre reduzido a alguma questão pessoal primal, como ciúme ou vingança. Essa pseudoadição de conteúdo histórico fica mais evidente, quando se leva em conta que apesar de estar congelada em 1929 durante as 3 temporadas, MFMM jamais é afetada pela grave crise que abalou o capitalismo naquele ano.
Nada disso importa, porém, porque MFMM é pra entreter após o jantar. Como Phryne é podre de rica e a década de 1920 ligada à opulência - 1929 é simbolicamente o fim da festa – o show é um encanto retrô na trilha-sonora jazzística espevitada; nos vestuários glamorosos, naquele jeitão de série antiga, que não mostra muita nojeira e até o final tem formato de cine mudo, quando a filme terminava com a imagem sendo tragada pela negro, em forma de círculo. Tem episódio que é até em forma de coração. Awn!
Ao final do primeiro episódio já estamos apaixonados pelo Constable Collins e por Dot e mesmo Tia Prudence não demora a ficar um amor. E o que dizer duma série onde o mordomo se chama Mr. Butler?
Essie Davis, de The Babadook e Game Of Thrones, é um deslumbre como a feminista Phryne Fisher, que mesmo atuando como detetive particular há 90 anos, quase não se deparava com comentários machistas. O problema era sempre com e dos outros: Miss Fisher podia tudo, a não ser com o pai malandro. Mas, isso também não conta, porque MFMM é diversão charmosa, que tomara realmente ganhe o(s) longa-metragem(ns) prometido(s).

Nenhum comentário:

Postar um comentário