quinta-feira, 15 de março de 2018

TELONA QUENTE 227


Roberto Rillo Bíscaro

Quem não tem tempo/dinheiro pra se matricular numa escola norte-americana e esperar por um massacre, pode fingir que vivencia momentos de terror numa das muitas atrações espalhadas pelo país. São parques temáticos e até plantações mal-assombradas.
Também há casas montadas como fantasmagóricas, onde o cidadão paga por tour aterrorizante. Na época do Halloween isso fica mais comum, porque há empreendedores itinerantes, que percorrem cidades promovendo tais eventos. Enfim, pra quem não sabia, existe nicho de mercado que envolve montagem e visitas a casas do terror.
O sub-subgênero dos found footage films jamais perderia a oportunidade de explorar esse universo. Há o superestimado The Houses October Built (2014), que tem score elevado em pelo menos um site dedicado aos found footage e está disponível na nossa Netflix. Mas, muito mais divertido é Hell House LLC (2016), escrito e dirigido por Stephen Cognetti e produzido por sua parentela (é até engraçado quando aparece a lista de produtores nos créditos finais; galera realmente creu no sonho de Stephen, bonito de ver).
Em 2009, quinze pessoas morreram, depois que pânico alastrou-se na casa mal-assombrada montada pela empresa Hell House, na pequena e outonal Abaddon, perto de Nova York. O vilarejo é fictício: difícil imaginar cidade norte-americana batizada com o nome do anjo, que, no Apocalipse, é mencionado como o rei do abismo sem fim de onde emerge um exército de gafanhotos. E essa é apenas uma das versões de Abaddon, que em hebraico significa destruidor/destruição. Animador demais!
Cinco anos depois da tragédia, documentaristas liderados por uma mulher enxerida e destemida voltam à Abaddon pra tentar desvendar o mistério.
Hell House LLC mistura found footage film com documentário e essa intercalação de convenções garante e confere bastante suspense. Found footage films geralmente padecem de primeiro atos sonolentos, porque é quando o grupo está sendo dado a conhecer, estão animados e confiantes, até que tudo descamba. No caso de Hell House LLC, o mistério começa com o filme, que nos informa através de entrevistas e letreiros, que não se sabe realmente o que se passou e pode haver até pacto de silêncio por parte dos nativos.
Somos informados de que a casa era um hotel com histórico de desaparecimento, enfim, o roteiro desperta logo nos primeiros instantes a curiosidade de conhecer aquela mitologia.
Filmado em uma casa na Pensilvânia realmente usada como sucedâneo de residência afantasmada, Hell House LLC derrapa um bocadinho no terceiro ato. Não no aspecto técnico, mas no impacto muito menor do que a construção do suspense levava a crer que aconteceria. Faltou detalhar a história e tornar o evento mais chocante, embora haja surpresinha final reservada pros documentaristas também.
Bem acima da média do subgênero. E esqueça The Houses October Built, se você o tem listado pra ver. É muito chato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário