terça-feira, 20 de março de 2018

TELINHA QUENTE 301



Roberto Rillo Bíscaro

O mercado de TV reconfigura-se rapidamente aos novos tempos globalizados, quando empresas de streaming, a possibilidade de ver tudo online e a cornucópia de produtoras em países, antes “distantes, como Ucrânia e Estônia, despejam baldes de séries. É tanta coisa, que existe tendência de temporadas mais curtas e até capítulos mais enxutos. Tudo é célere, há superabundância de ofertas e espectadores não temos tempo de seguir temporadas com 20 e poucos episódios. Sem contar que uma dúzia pode ser mais barato que 24 ou se pode caprichar mais na produção.
A dezena de excitantes capítulos de Missions (2017) representa bem essa confluência de fatores. Muito bem produzida pela TV paga francesa OCS City, o show coloca o país europeu no mapa das boas produções de ficção-científica pra TV, com capítulos que duram concisos 20 e poucos minutos, feitos sob medida pra maratona, porque também cheios de suspense e despertadores de curiosidade pra saber o que acontecerá no próximo episódio.
Fugindo do tom de guerra intergaláctica ou exploração otimista da fronteira final, Missions está mais em sintonia com uma tradição cinematográfica de ficção-científica espacial, um bocadinho distópica, abordando temas como inteligência artificial, lapsos espaço-temporais e comercialização da exploração sideral. Mas, de forma acessível e viciante. Fãs de cine sci fi reconhecerão elementos de filmes desde a década de 1950, até coisas recentes, como O Marciano ou Interestelar.
A primeira missão tripulada à Marte aproxima-se do planeta vermelho, mas, pouco antes do pouso, vídeo desanimador revela que os franceses foram batidos pelos onipresentes norte-americanos, pois uma empresa descobrira propulsor mais poderoso. Como se não bastasse, o curto vídeo adverte aos tripulantes que abortem a aterrisagem, porque o planeta é perigoso demais.
Claro que o comandante desconsidera o aviso – senão não haveria série – e, depois de pouso desastrado, os franceses encontram os escombros da nave ianque, mas, perto deles um sobrevivente, que revelará grande surpresa.
Missions utiliza a tradição da boa ficção-científica e elementos reais da exploração espacial numa narrativa misteriosa, tensa, bem filmada, cativante e inteligente. Não dá pra dizer que seja original, mas é excitante, primordial numa série assim. O criador Julien Lacombe demonstra conhecimento enciclopédico do subgênero e da corrida espacial. Por exemplo, quem conhece a trágica história do cosmonauta russo Vladimir Komarov vai sentir a pele arrepiar numa das revelações.
O potencial de Missions é tamanho que o serviço de streaming Shudder – especializado em horror, suspense e sci fi – cofinanciará a segunda temporada. Mal posso esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário