quinta-feira, 29 de março de 2018

TELONA QUENTE 229

Roberto Rillo Bíscaro

De acordo com o filme Abzurdah (2015), a Argentina é o segundo colocado em casos de distúrbios alimentares como a anorexia, perdendo apenas para o Japão. Talvez seja por isso que a autobiografia de Cielo Latini tenha esgotado edições no vizinho platino.
A diretora estreante Daniela Goggi manteve o nome do livro em sua transposição para as telonas, a qual também foi muito bem sucedida em seu país de origem.
Abzurdah é o apelido que Cielo usa no ICQ – a história se passa no início dos anos 2000, quando o já extinto MSN ainda não triunfara e acessar a internet ainda fazia aquele barulhinho irritante e a linha telefônica permanecia ocupada – mundo onde tenta suprir com amigos virtuais a escassez de pessoas reais em sua vida.
Adolescente voluntariosa e arrogante, Cielo é o arquétipo da angustiada propensa a dramatizar tudo ao máximo. Se acha diferente e superior, sem que na realidade tenha algum traço distintivo. É boa escritora, mas até aí, quem não possui alguma habilidade?
Insatisfeita consigo, com os pais e com tudo, Cielo conhece Alejo, dez anos mais velho, com quem flertava virtualmente. Por ter mais idade, o rapagão tatuado aparenta ser mais seguro e, claro, faz todo o tipo cool (canchero, na gíria argentina), enlouquecendo Cielo, que o considera a última bolacha do pacote (a pobrezinha não aprendera ainda, que essas se quebram com muita facilidade). 
Quando Alejo começa a enjoar da pegajosa carência da menina, Cielo desparafusa e cai numa espiral de automutilação e anorexia, inclusive criando um blog onde incentiva o “modo de vida”.
O filme tem o mérito de trazer o assunto à baila e pode ser usado como motivador de discussões e alertas, além de manter a atenção. Mas, é tudo difuso; no final das contas ninguém nos é apresentado com profundidade. Cielo joga a culpa nos pais, mas temos apenas sua palavra – com aquela cabecinha tão perturbada?! – porque não vi nada de desabonador no casal.
Quem não suporta teens ou tem problema mais tangível na vida, poderá até pensar que Cielo faz tempestade em copo d’água. Claro que não é assim, alterações mentais e neuras são reais e graves; não são frescura, falta de serviço ou qualquer asnice compartilhada em rede social. Mas, a falta de profundidade pode conduzir a leituras que tais. Nada é discutido, explicado; parece episódio de série de TV, tradicionalmente menos profunda.
Abzurdah está no catálogo da Netflix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário