terça-feira, 12 de setembro de 2017

TELINHA QUENTE 276

Roberto Rilo Bíscaro

Geopoliticamente, a Austrália vive se equilibrando entre sua histórica aliança com os Estados Unidos, com quem divide a pátria colonizadora Inglaterra, idioma e supremacia caucasiana e sua interdependência econômica com a muito mais próxima China, sua maior parceira comercial e não muito amiga do Tio Sam. Essa tensão grita pra ser tematizada em produções de suspense. Foi isso que os criadores da minissérie Secret City (2016) usaram pros 6 capítulos, exibidos pela australiana Foxtel.
A jornalista política Harriet Dunkley inteira-se de trama subterrânea, que colocará sua liberdade/vida em perigo e envolverá espiões, políticos entreguistas querendo implantar medidas de cerceamento da liberdade de expressão e, claro, mortes. Pra fomentar mais a discórdia, isso ocorre num momento especialmente delicado entre as relações sino-ianques.
Secret City é passatempo decente pra quem curte thrillers políticos. Seu pecadilho não é a falta de originalidade – se esse fosse o critério, quase não veríamos TV – mas certa vagueza nos 2 episódios iniciais. Uma série de suspense obviamente não pode entregar o jogo de início, senão não haveria porquê prosseguir vendo, mas se pudéssemos entender alguma coisinha mais, teria sido mais eficiente. Não duvido que certa sensação de “coisa muito no ar” dos capítulos iniciais tenha custada a Secret City alguns telespectadores.
Depois que engata a marcha, é até bem legal ver a pouco divulgada Camberra (vocês não têm a impressão, às vezes, que a continental Austrália é só Sydney?) e perceber como a TV de lá segue o padrão da inclusão e diversidade, como a de sua irmã estadunidense. Tem personagem asiática e até transexual, plenamente incluída. Claro que é necessário atentar pras funções e destinos dessas personagens em relação a seus pares caucasianos pra não cair no simplista “apareceu já tá bom “.
Essa análise deixo aos leitores que decidirem dar chance a essa produção que sai do eixo central EUA-Europa (leia-se Inglaterra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário