terça-feira, 19 de setembro de 2017

SOM ALBINO

O novo caldeirão do bruxo albino


Após um hiato de 15 anos, o compositor e instrumentista Hermeto Pascoal lança o CD duplo "No Mundo dos Sons"


Após um hiato de 15 anos sem lançar um disco de estúdio com seu próprio grupo musical, Hermeto Pascoal volta ao mercado discográfico com o álbum duplo "No Mundo dos Sons." Produzido pelo Selo Sesc, o novo trabalho do compositor, arranjador e multi-instrumentista reúne 18 faixas autorais, muitas delas compostas em homenagem a amigos como Tom Jobim, Astor Piazzolla e Miles Davis, entre outros. Aclamado pela crítica especializada, o repertório do disco é apontado como reflexo do auge criativo que o músico alagoano que ganhou projeção internacional atravessa aos 81 anos de idade.
Popularmente conhecido como o "bruxo dos sons", Hermeto assina a direção musical e os arranjos do novo álbum que foi gravado em fevereiro deste ano no estúdio Gargolândia, em São Paulo. Na produção do disco lançado pelo Selo Sesc, Pascoal é acompanhado de seu grupo que tem como integrantes o baixista Itiberê Zwarg, o baterista Ajurinã, o pianista André Marques, o flautista e saxofonista Jota P, e o percussionista Fábio Pascoal, filho do artista. Além de compor todas as faixas do disco, Hermeto mostra toda a sua virtuose tocando com maestria apitos, escaletas, berrantes, teclados, chaleiras, colheres e piano. 


A genialidade nada protocolar do multi-instrumentista albino se faz presente no repertório do álbum gerado em tons afetivos. As homenagens prestadas pelo músico são expostas nos títulos das canções. O set list conta com faixas como "Viva São Paulo", "Para Miles Davis", "Viva Piazzolla", "Forró da Gota para Sivuca", "Carlos Malta Tupizando" e outras. Algumas foram compostas por ele há mais de 30 anos, mas só gravadas agora. 

Autodidata e livre de rótulos, Hermeto ganhou notoriedade internacional e respeito dos maiores músicos do planeta que enaltecem o experimentalisto, a excelente capacidade de improviso e o processo criativo totalmente intuitivo do brasileiro. Em maio deste ano, o alagoano recebeu o título de doutor honoris causa pela New England Conservatory, em Boston, nos Estados Unidos. 

Apesar do longo período longe dos estúdios com seu grupo, o músico nunca deixou de produzir. Nesse intervalo de 15 anos, gravou trabalhos em duo, compôs e fez shows. Lançou em 2010 o CD Bodas de Latão, em duo com Aline Morena, comemorando sete anos de união na vida e na música. Esse CD contém duas faixas multimídia. Atualmente, Hermeto Pascoal tem feito shows dentro e fora do Brasil com cinco formações: Hermeto Pascoal e Grupo, Hermeto Pascoal e Aline Morena, Hermeto Pascoal Solo, Hermeto Pascoal e Big Band e Hermeto Pascoal e Orquestra Sinfônica. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário