sábado, 16 de setembro de 2017

MAIS MORTE ALBINA

Jovem com albinismo é assassinado em Moçambique

Malfeitores ainda a monte assassinaram quarta-feira um jovem moçambicano de 17 anos de idade, com problemas de albinismo, para a extração de partes de seu corpo, incluindo cabelo e cérebro, no distrito de Moatize, em Tete, região centro de Moçambique.

O facto foi revelado à agência de notícias AIM por um líder comunitário, que pediu anonimato por recear represálias dos criminosos, pois reside na mesma zona onde ocorreu aquele ato macabro.


“Foi estranho. O jovem, que respondia por Chinguirai João foi raptado de dia e morto no período da noite, numa altura em que os pais estavam à sua procura por causa da demora do seu regresso à casa”, explicou o líder comunitário.

“Este crime aconteceu no povoado de Nhambaluwalu, aqui em Benga. O corpo foi achado depois de buscas, mas sem vida e sem alguns órgãos; criminosos tiraram os ossos dos braços e pernas, cabelo e partiram a cabeça para tirar o miolo (cérebro). Este crime está a deixar todos nós preocupados”, disse.

O líder comunitário afirmou que a população do povoado exige a captura dos criminosos para que sejam severamente penalizados como forma de evitar a ocorrência de novos casos.

A porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM), na cidade de Tete, Lurdes Ferreira, disse que “este caso ainda não consta das ocorrências policiais, porque ainda não foi reportado pela Esquadra (posto policial) que abrange aquela área”.

“Mesmo assim, vamos iniciar as averiguações no terreno onde ocorreu o crime, para apurarmos em que circunstâncias o jovem foi raptado e posteriormente assassinado e ao mesmo tempo lançarmos uma operação de busca e captura dos responsáveis por crime macabro”, garantiu Ferreira.

Este caso ocorre quatro meses depois de uma tentativa frustrada de venda de uma criança albina, perpetrada pelos próprios pais em Moatize.

Refira-se que no ano passado foram reportados naquela província de Tete vários casos de rapto e assassinato de albinos, criando pânico no seio dos residentes.

Os assassinatos, exumações ilegais ou agressões a albinos, em alguns países da África Austral, representam um problema grave, que os especialistas têm dificuldade em dimensionar.

Estes crimes estão vinculados a crenças segundo as quais as poções preparadas com partes dos corpos dos albinos trazem sorte e riqueza.

https://africa21digital.com/2017/09/14/jovem-com-albinismo-e-assassinado-em-mocambique/

Nenhum comentário:

Postar um comentário