quarta-feira, 20 de setembro de 2017

CONTANDO A VIDA 204

A ARTE DE PERDER O PRAZER

José Carlos Sebe Bom Meihy

Uma das mais complicadas consequências do conhecimento formal nos dias de hoje é que de repente deixamos de ser público para nos tornar analistas, exegetas ou decifradores do mundo. A tudo, temos que analisar, conferir, comparar e dar opinião e emitir juízos fundamentados. E cresce como erva daninha o culto às ciências e à racionalidade. De fora, ficam as paixões, a fala desprendida, a opinião simples e despretensiosa. Isso, aliás, invadiu todos os territórios expressivos. Até o campo artístico se “logicizou”, virou tema de estudos. Convém lembrar que isso é uma traição, pois na raiz a “escola” helênica queria dizer ócio. Sim, apregoava-se na Grécia clássica que os sábios deveriam ter tempo “ocioso” para pensar e usufruir do conhecimento. Mas, humanos que somos, temos o dom de complicar tudo e assim deixamos de sentir em profundidade, sem filtros explicativos censores da espontaneidade. E a isso chamamos educação.
Talvez, de todas as artes, a música seja a menos exigente, aquela que, ainda, nos deixa flanar pela sensibilidade. Por lógico, levo em conta a passividade do ouvinte, e não da exigência apurada dos executores virtuoses. Pois é, com imensa saudade, lembro-me do tempo em que ia ao cinema para me distrair e, com pipoca ou amendoim, permitia me perder em histórias de bandidos e mocinhos, de viagens interplanetárias, super-heróis e mesmo romances sonsos. Tudo mudou e muito. Na medida em que crescemos precisamos saber mais sobre o modo de produção de peças, a biografia dos autores, o custo das montagens, a opinião dos críticos... E haja jornais, ensaios, resenhas, comentários, análises, enfim, um intrincado processo de contextualizações rouba-nos o simples prazer de ir e ver, de gostar ou não. Sobre tudo temos que ter uma opinião abalizada e um posicionamento atualizado e nada de jogar conversa fora.
Em minha intimidade, tenho lutado muito contra essas exigências qualificadoras das diversões. Busco não me enquadrar, e até me dar ao luxo de gostar de uma pintura pela alegria de ver a composição, o tema, as soluções estilísticas, tudo sem relacionar com escolas, séries do autor, com a proposta do museu. Sem me contradizer, gostaria de afirmar minha vocação “minimalista”, explorar a catarse permitida pelo momento, independente de inscrição em processos reflexivos. É lógico que não fujo da condenação da “arte pela arte”, mas confesso que estou exaurido da suposição processual e das leituras abalizadas. E por falar em leitura, toda essa conversa decorreu de um texto instigante. O escritor japonês Yassunari Kawabata produziu um conto que muito mexeu comigo. Sob o nome de “Yumiura”, um escritor já maduro na idade, recebe a visita surpresa de uma senhora que animadamente lembra-o de tê-lo conhecido há mais de 30 anos. Segundo o animado relato da visitante, eles teriam se conhecido no porto da cidade que dá nome ao relato, e teriam se apaixonado, ao ponto do então jovem pedir a moça em casamento. Estarrecido, o escritor não conseguia se lembrar desse episódio, e isso o angustiava deveras, pois, como poderia ter apagado da mente um caso tão importante, uma paixão e pedido de casamento? Recolhido em si mesmo, o escritor fez um exame minucioso, e constatou uma série de outros esquecimentos. Costurando um caso com o outro, um apagamento aqui e outro acolá, tudo ia sendo creditado à senilidade. Mas o caso alarmou tanto o escritor que, inconformado, resolveu investigar melhor o caso. Passados dias de pesquisas em guardados, depois de juntar fatos, após rever agendas, anotações e questionar seus compromissos, chega à conclusão que lhe era impossível ter estado nos dias, locais, festividades relatadas com detalhes tão vivos. Por outro lado, a senhora também estava segura do que dizia e insistia na narrativa devaneadora. O conto termina com cada um garantindo sua posição, mas ambos com a certeza de seus fatos.
Pois é, bastou a leitura desse caso para sair da leitura e traduzir o fato da memória falha ou fantasiosa para minha vida pessoal... E da vida pessoal para estudos sobre a memória foi salto rápido. Primeiro pensei em tantos episódios apagados da memória. Supus também atos de delírios de casos que me implicavam, situações das quais nunca integrei. E logo estava retomando Freud, Bergson, Pollak, Proust, Portelli... E vi que não tenho como sair da teia que fiei para mim mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário