terça-feira, 26 de janeiro de 2016

TELINHA QUENTE 196

Resultado de imagem para arne dahl series 2
Roberto Rillo Bíscaro

Quando resenhei a primeira temporada de Arne Dahl, afirmei que se matassem Viggo Norlander, enlutaria. Não mataram, mas meu personagem favorito nas adaptações dos romances de Jan Arnald não retornou pra segunda temporada, exibida na Suécia em fevereiro do ano passado. Recomendo a leitura da postagem sobre a temporada inicial, aqui.
Na adaptação dos 5 últimos casos do A Gruppen, o veterano detetive fora promovido e a Unidade conta com uma jovem estagiária, capaz de falar diversas línguas (e que ao longo dos 10 episódios usa essa habilidade não mais que uma vez). Ainda existe interesse tanto na trama detetivesca, quanto nos relacionamentos dos policiais, ainda que apenas alguns ganhem destaque. Do finlandês Arto, por exemplo, sabemos apenas que tem esposa e 5 filhos. Já de Kerstin e Paal só falta aprender qual a cor favorita da roupa íntima. Achei injusto, porque com a saída de Viggo, Arto passou a ser meu favorito.
Mimimi de lado, essa segunda leva apagou o faxineiro com poderes de realismo mágico, a grande bobagem da temporada anterior. Fora isso, nada muito distinto; tramas que aparentemente desconexas vem a se cruzar e apontam novos encaminhamentos e desfechos são rotina em todos os episódios, que trazem temas como imigrantes envolvidos com a máfia polaca, tráfico de mulheres, restolhos de espionagem industrial da época da Stasi e as consequências explosivas de bullying praticado/sofrido na adolescência.
Assim como a dinamarquesa Ørnen: En krimi-odyssé e qualquer encarnação d'A Ponte, o tema de abertura de Arne Dahl é em inglês com sotaque. Será que já é de olho em exportação? Por falar em BronIIIBroen, o sucesso mundial de Saga Noren não podia ter passado batido e uma personagem menciona os DVDs da segunda temporada do maior sucesso da TV sueca.


Essa fornada de Arne Dahl é legal e comanda atenção, mas se você não tiver visto as 5 primeiras adaptações, prefira-as.

Nenhum comentário:

Postar um comentário