segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

CAIXA DE MÚSICA 202

Roberto Rillo Bíscaro

Terri Lyne Carrington é respeitada e tarimbada no circuito jazzístico. Já tocou com meio mundo que importa e faturou 3 Grammys, um deles em 2011, pelo álbum The Mosaic Project, que reuniu Cassandra Wilson, Dee Dee Bridgewater a princeana Sheila E e outras.
A baterista colheu tantos louros, que em agosto lançou The Mosaic Project: Love And Soul, com divas rhythm’n’blues interpretando dúzia de canções. Na verdade, 11, porque Carrington canta no samba-jazz Can’t Resist. Ficou chique, mas ela não é diva soul, é grande instrumentista e produtora. Não surpreendentemente, quase tudo vem embebido em jazz e o resultado é muito bom. Tradicionalistas poderiam acusar The Mosaic Project: Love and Sould de polido demais. Mas, pra ouvir em momentos românticos e/ou relaxantes, é uma delícia de urban soul.
A grande novidade vem logo na abertura, com a devocional Come Sunday, de Duke Ellington, ganhando base drum’n’bass na voz da há pouco falecida Natalie Cole, que canta com fraseado jazzístico. Depois disso, não há rompantes “revolucionários”, mas a qualidade das interpretações não cai. A grande Chaka Khan arrasa no jazz soul I’m a Fool to Want You. Oleta Adams, que no fim dos 80’s ganhou fama pelo dueto com os Tears For Fears, dá sua qualidade característica à quiet storm de For You to Love. A quase octogenária e venerável Nancy Wilson aveluda na deslizante Imagine This. A já resenhada no blog Lizz Wright conclui o álbum com o seu grave na balada soul When I Found You, salpicada de sax de jazz. E não é só de voz negra que vive o soul; a branquela Paula Cole prova isso na doída You Just Can’t Smile It Away.  E Chanté Moore arrasando no finalzinho de Best of the Best? Ela vem com seu grave meio rouco a canção toda pra fechar com uma afinada à Mimi Riperton, pra provar que não estava podendo.
Como quase nada é só delícia, The Mosaic Project: Love And Soul tropeça na adição dum bofe falando senso-comum disfarçado de New Age em algumas faixas. Se fossem vinhetas, daria pra deletar, mas essa papagaiada está no corpo das canções, como na introdução de Somebody Told a Lie, interpretada por Valerie Simpson, da dupla Ashford and Simpson. Sorte que são alguns segundos e quando o soul que vira samba que volta a soul entra nos eixos, é puro deleite.
O prestígio e os Grammys de Carrington garantem-lhe bom orçamento pra produção, que tem orquestra com farta e hábil instrumentação, tornando The Mosaic Project: Love and Soul ideal pra esbanjar e demonstrar elegância e também seduzir.
Esta playlist promete a dúzia de canções e mais; tente:

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