quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

ALBINO GOURMET (LITERALMENTE)

Caviar albino é considerado o alimento mais caro do mundo

Quarenta mil dólares é quanto custa a colher de chá do “White Gold”, um tipo de caviar feito à partir de ovas de peixe albino raro misturado com ouro 22 quilates.
white-gold-caviar-2

Vendido por 300 mil dólares o quilo, a novidade será servida para a realeza e multimilionários nos melhores restaurantes deMônaco e Dubai.
caviar em pó, também chamado de Strottarga Bianco, é uma criação do piscicultor austríaco Walter Gruell, 51, e de seu filho Patrick, 25. De acordo ccom Patrick, o Strottarga Bianco provém das ovas do esturjão albino – espécie de peixe extremamente rara.
Para fazer apenas um quilo do White Gold, pai e filho usam 5 quilos de caviar que são desidratados até chegarem ao produto final. A dupla utiliza as ovas do esturjão que são mais elegantes, suaves, aromáticos e, por isso, um sabor melhor.
beluga albina, que produz o caviar original, vive, originalmente no Mar Cáspio, mas, infelizmente, a espécie está quase extinta de seu ambiente nativo. Por isso, Walter e Patrick decidiram reinventar a iguaria à partir do peixe albino esturjão.
Outra razão do alto valor do caviar produzido por eles, é que, enquanto alguns esturjões vivem mais de 100 anos, algumas belugas não chegam a esta idade por uma falha genética que encurta sua vida. Patrick explica, também, que o caviar que produzem na Áustria está entre os melhores do mundo porque a água, que vem das montanhas, é livre de poluentes.
“Esta é uma das razões que explicam o porquê de, provavelmente, o caviar ter um gosto tão bom. Além de ter sido temperado antes de ser desidratado – processo em que a iguaria perde 80 por cento do seu peso. Em seguida, é ralado muito fininho e misturado com ouro 22 quilates, que, em quantidades muito pequenas, tem um efeito bastante positivo sobre o sistema imunológico humano”.
“O pó amarelo dourado que criamos, pode, rapidamente, ser adicionado a um risoto, uma pasta ou, simplesmente, colocar no pãozinho com manteiga. O sabor é bem intenso e tem um gosto distinto de peixe fresco. Para o Golden White, é necessário quantidades muito pequenas para que seu sabor seja transmitido para uma refeição”.
white-gold-caviar

Nenhum comentário:

Postar um comentário