quarta-feira, 30 de outubro de 2013

OS VOVÔS ANOS 80


Em agosto, resenhei/recomendei a série de documentários The 80’s: the decade that made us, que parte do pressuposto de que o que vivenciamos hoje é desdobramento de “revoluções” iniciadas no decênio favorito deste blogueiro.

Achei um documentário do History Channel no You Tube, que segue a mesma linha. Além de ser bem interessante, Maravilhas Modernas: tecnologia dos anos 80 está dublado em português.

Parte-se do pressuposto de que a crescente miniaturização e o barateamento do chip possibilitou a descarga de eletrônicos hoje aperfeiçoados, como o walkman que desaguou no ipod e o celular, apelidado de tijolo (pesava 1 quilo!), que hoje é leve e pequenino, mas equivale a um computador. 

Deleite pra aficionados em como funciona a tecnologia, porque o princípio de cada aparelho é explicado. Delícia pra quem quer conhecer ou relembrar os primeiros vídeo games, o Cubo Mágico e o Genius.

Ao mesmo tempo que a tecnologia nos tornou cada vez mais atomizados – refugiamo-nos em nossos fones de ouvido ou não saímos pra jogar em fliperamas – ela nos proporcionou comunicação com o mundo quase de qualquer lugar onde estejamos. Mas, a mediação desse contato via máquina não torna essa experiência de segunda mão?

Que tal assistir, refletir e de quebra aprender de onde veio a inspiração praquela carinha do Pacman?

Nenhum comentário:

Postar um comentário