quinta-feira, 31 de outubro de 2013

DESINFORMAÇÃO BALCÂNICA

Vejam o quiproquó que uma menina possivelmente albina provocou por nascer numa família morena na península balcânica. A desinformação sobre o albinismo parece ser ampla!

Por Que a Pequena Mary é Loira e seus Pais Não?
Anastasios Papapostolou
Tradução: Roberto Rillo Bíscaro

little_girl_maria_albino
A misteriosa loirinha Maria não é uma criança ocidental abduzida e encontrada na Grécia, mas uma búlgara, possivelmente com albinismo.
Testes de DNA provaram que seus pais são os búlgaros Sasha Ruseva e Atana Rusev. Eles alegam que deixaram a garota com outro casal na Grécia, porque não tinham condições de criá-la.  
Mas, como esse casal moreno teve filhos loiros, de pele clara e olhos azuis? A chave para o mistério pode ser um gene do albinismo, que Atanas Rusev carrega. Nesse caso os filhos biológicos são afetados, possuindo, portanto, tais características.
O Que é Albinismo?
É uma condição herdada, resultante de genes recessivos, os alelos. Um alelo é uma de um número de formas alternativas do mesmo gene ou grupo de genes.
Albinismo – também chamado de acromia, aacromásia ou acromatose – caracteriza-se por pigmentação reduzida ou inexistente, devido à ausência ou defeito da tirosina, enzima envolvida na produção de melanina. 
Parentes da pequena Maria contam que ela foi levada a um hospital devido a problemas nos olhos. De acordo com a Associação Americana para o Estrabismo e a Oftalmologia Pediátrica, o albinismo afeta também o olho humano.    
Os albinos podem sofrer de nistagmo, estrabismo, fotofobia, miopia, hiperopia, astigmatismo, desvio do nervo ótico e transiluminação da íris. A visão pode variar da normal para aqueles minimamente afetados à cegueira legal naqueles com formas mais severas de albinismo. A visão para perto é frequentemente melhor do que a para longe e quanto menos pigmentados, pior a visão.
Apenas uma pessoa em 17 mil possui algum tipo de albinismo.
A maioria das crianças com albinismo nasce de pais com cor de cabelo e olhos normais (sic) para seu padrão étnico. Alguns pacientes com albinismo têm cabelo branco e olhos azuis muito claros, enquanto outros têm cabelo loiro e olhos azuis, podendo até desconhecer seu albinismo, uma vez que os sinais são tão sutis.
Para a maioria dos tipos de albinismo, ambos os pais devem portar o gene do albinismo para gerar uma criança albina. Pais podem ter pigmentação normal (sic), mas mesmo assim carregarem o gene.
Quando ambos os pais carregam o gene (ainda não se sabe se a mãe de Maria porta o gene), mas não são albinos, há uma chance em quatro para que um bebê nasça com albinismo em cada gravidez.
A família Roma da Bulgária cujos testes de DNA provaram ser a família biológica de Maria, já tem 2 filhos com albinismo, de acordo com o casal.


http://greece.greekreporter.com/2013/10/26/why-little-maria-is-blonde-while-her-roma-parents-are-not/http://greece.greekreporter.com/2013/10/26/why-little-maria-is-blonde-while-her-roma-parents-are-not/
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário