sexta-feira, 4 de outubro de 2013

SANÃ

Documentário sobre menino albino do MA concorre a prêmio em festival


'Sanã', de Marcos Pimentel, concorre no Festival de Cinema de Santos.
Vídeo tem co-produção do maranhense Frederico Machado.
'Sanã' fala sobre menino albino que vive na regiao dos Lençóis Maranhenses (Foto: Divulgação/Tempero Filmes)
O documentário 'Sanã', gravado no interior do Maranhão pelo cineasta mineiro Marcos Pimentel, com co-produção do maranhense Frederico Machado, foi selecionado para concorrer ao prêmio de melhor curta-metragem no Festival de Cinema de Santos, no litoral de São Paulo.
O vídeo concorre na categoria 'Olhar Brasilis', dedicada às produções nacionais, que aceita filmes de até 20 minutos (incluindo os créditos) e com temática livre. Com 18 minutos de duração, o documentário conta a história de Sanã, um menino albino que vive na região dos Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas, a 323 km de São Luís.
Para o diretor, Sanã vive rodeado de areia por todas as partes, em um ambiente com muitas dunas e praticamente nada de sombra, e não tem para onde fugir. "Um pequeno corpo perdido na imensidão do lugar, que praticamente mimetiza com o branco da paisagem que habita. As lagoas enchem e secam de acordo com as estações do ano. As marés se deslocam ao longo do dia. O transitório. O sol, o vento, a areia. Sanã explora este microcosmo e, ali, constrói seu universo particular. O menino e a paisagem. Vida quarando ao sol e ao vento", explica Pimentel.
Gravações
O cineasta falou sobre a filmagem do documentário, totalmente gravado nos Lençóis, em 2011. "Passamos uma semana lá em agosto e outra semana em dezembro. Há anos, alimentei o desejo de fazer um filme sobre pessoas ou comunidades que vivessem cercadas de areia naqueles imensos areais típicos do Maranhão. A princípio, fui para a região com este desejo", disse.
No entanto, durante a fase de pesquisa do local, o cineasta conheceu o garoto Sanã e deu início ao projeto. "A partir do momento em que o conhecemos, decidi redimensionar o projeto e fazer um filme sobre ele. Nos entregamos tanto ao protagonista do filme que decidimos colocar seu nome até mesmo no título", contou.
De acordo com a produtora, o filme ainda não foi exibido no Maranhão e não há previsão de exibição. Feito em co-produção com a Lume Filmes, do maranhense Frederico Machado, é provável o curta seja exibido em São Luís nos próximos meses.
Premiações
Já foram 15 participações em festivais do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia, e no exterior - França, Canáda e Coréia do Sul. Ao todo, são 7 prêmios conquistados: melhor filme, direção e prêmio de aquisição do 23° Cine Ceará (CE); melhor filme e direção no 7º Curta Cabo Frio (RJ); e menção honrosa e melhor curta no 18º "É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários" (RJ/SP).
Festival de Cinema de Santos
O evento tem realização prevista entre 15 e 19 de outubro e vai exibir, ao todo, 20 curtas-metragens. Além das mostras de curtas nacionais e regionais, a programação também conta longas-metragens, debates e oficinas de formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário