terça-feira, 13 de agosto de 2013

TELINHA QUENTE 86


Roberto Rillo Bíscaro

Mesmo cientes da arbitrariedade de se fatiar a História em décadas, continuamos nos referindo aos anos 1960 ou aos 1840. Facilita cognitivamente e dá um senso de ordem; de começo, meio e fim, sei lá. Necessitamos disso pra botar algum sentido nesse mundão. Este blog tem até o marcador Anos 80 e se a coisa aconteceu em 79 ou 90 não é digna de levar essa tag.
Vivo querendo me aprofundar no entendimento de minha década favorita, destarte não hesitei em baixar The 80’s: the Decade that Made Us (2013), documentário em 6 partes produzido pelo National Geographic Channel, que, como indica o nome, situa o decênio oitentista do século passado como progenitor de nossa atualidade.
Exageros à parte, não é de todo maluco pensar que a radicalização contemporânea do individualismo e da extrema segmentação em nichos tenha dado passos agigantados nos 80’s com a invenção do walkman e do celular ou o início da MTV e da CNN. Se a caridade hoje pode ser global, via internet, foi em 1985 que o Live Aid uniu 2 continentes e 2 bilhões de pessoas pra levantar fundos pros famintos etíopes. 
A paternidade do documentário determina que seu foco seja bastante anglocêntrico, na verdade, ianquecêntrico, mas há sacadas legais como quando falando sobre globalização, o vazamento de gás em Bopal, Índia, seja lembrado. Também se estabelece a conexão entre a deterioração do sistema de ensino público dos EUA, o desgaste do programa espacial e a escolha duma professora pro explosivo voo do ônibus espacial Challenger, em 86. O que o documentário não fala é que parte do problema educacional existia porque o governo neoliberal de Reagan sugava grana da saúde e educação pra injetar na corrida armamentista (e fazer a combalida rival URSS gastar mais do que podia) ou auxiliar Wall Street, quando essa aprontava alguma falcatrua. E tem gente que jura crer no Estado Mínimo.
A década onde até água virou grife e quase ninguém tinha vergonha de ser ganancioso é apresentada com riqueza em sua produção cultural, que na pós-modernidade é vital pra sustentar/difundir ideologias. Então, dá pra perceber melhor que produtos “inofensivos” como os filmes da série De Volta Para o Futuro caiam com luvas no reacionarismo da era Reagan e suas porradas contra a libertação prometida nos anos 1960. Ou como o sucesso de Miami Vice tem a ver com o influxo de cocaína, droga da moda na década.
O Brasil, ocupado com a abertura política e mergulhado em processos hiperinflacionários, está de fora dessa festa nortista de afluência e não é citado uma só vez, como de resto toda a América do Sul. Por dedução, concluímos que são faces da mesma moeda.
De todo modo, The 80’s: the Decade that Made Us encantará quem viveu aqueles anos e relembrará fatos e personagens talvez esquecidos, aprenderá sobre coisas que não podemos vivenciar por aqui e se deleitará com a trilha sonora de Madonna, Michael Jackson, Depeche Mode, Cindy Lauper, Huey Lewis & The News e tantos mais. E permitirá às novas gerações compreender um pouco melhor tudo que experiência hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário