quarta-feira, 10 de abril de 2013

O GRANDE DEBATE

O Governo Deve Ser Responsabilizado pelos Assassinatos de Pessoas Com Albinismo?

Esther Kibakaya
(Tradução: Roberto Rillo Bíscaro)

O assassinato de pessoas com albinismo na Tanzânia, nos últimos anos, é um dos pontos mais tenebrosos da história do país, uma vez que está associado a crenças supersticiosas. As mortes têm despertado assombro local e internacional, pois pessoas inocentes são caçadas para que partes de seus corpos sejam conseguidas.
Embora diversas pessoas tenham sido presas por tais crimes, há quem pense que o governo não esteja fazendo o bastante. Alunos da escola primária em Haradali organizaram um debate para discutir se o governo tem feito o suficiente para parar os assassinatos.

ANTIGOVERNO
Shalom Gerald: acredito que o governo deva ser responsabilizado pela matança de albinos, porque até agora nenhuma medida efetiva foi adotada para reduzir, se não para parar completamente, os assassinatos. Já é hora de eles encararem o problema com seriedade, pois, enquanto os gananciosos estiverem em liberdade isso não vai ter fim.
Joseph Anael: nossos líderes não fazem nada para impedir os assassinatos de albinos. O governo possui todos os meios para garantir a captura de todos os responsáveis, mas até agora isso não aconteceu. Isso demonstra que o problema não tem sido encarado seriamente. Por isso, os assassinos voltaram outra vez.  
Violet Donasian: O governo deve ser responsabilizado pelo contínuo assassinato de pessoas com albinismo. Afirmo isso, porque até agora nenhuma medida de segurança foi adotada para assegurar a proteção dos albinos. A polícia não tem proporcionado a proteção especial de que essas pessoas precisam.   

PRÓ-GOVERNO
Sarah Manase: Acho que a culpa deveria recair sobre a comunidade, porque quem utiliza as partes dos corpos dos albinos são os curandeiros e a maioria deles vive em nossas comunidades.  Podemos identificá-los facilmente, e se não o fazemos é prova de que falhamos em fazer justiça pelos albinos. O governo tentou fazer a sua parte: em alguns locais onde as mortes eram muito comuns, as crianças eram escoltadas para a escola.    
Esther Alex: a comunidade - não o governo – deveria ser responsabilizada por esses crimes, pois é o nosso povo que está à procura dessa riqueza maléfica. Acreditam que se matarem ou roubarem alguma parte do corpo de albinos, enriquecerão; por isso as partes são vendidas aos curandeiros. O governo vem tentando ajudar, recenseando as pessoas albinas, a fim de protege-las.      
Sandra Stambuli: algumas comunidades ainda não aceitaram que os albinos são seres humanos normais, como nós, por isso, eles têm sido mortos pela sociedade, porque são vistos como maldição, má sorte. Somos culpados por isso, enquanto comunidade, pois falhamos em cuidar e proteger os albinos daqueles que os caçam.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário