domingo, 27 de maio de 2012

A SUPERAÇÃO DE ROSEMARY


Rosemary Cavazotti já teve seus apliques usados por vários globais e artistas internacionais


Jornal Boca - Edição 121
Roberta Watzko
A empresária Rosemary Cavazotti, 57 anos, acredita que a vida imita a arte. E não é para menos, ela transformou um grande desafio que surgiu em sua vida em uma história de superação.
Rosemary nasceu em Rio do Oeste, uma cidadezinha perto de Rio do Sul, em Santa Catarina. Quando jovem trabalhou com a mãe, que confeccionava perucas. Sua função era vender os artefatos. Buscando algo a mais, a jovem foi para São Paulo e depois para Los Angeles, nos EUA, onde viveu por oito anos. Em um momento de vulnerabilidade, já no Brasil, Rosemary foi diagnosticada com um câncer bastante agressivo. A empresária optou por voltar para os EUA para se tratar. Foi para a casa de sua irmã, que é enfermeira especializada em transplante de medula óssea, fez uma cirurgia de urgência e um tratamento de quimioterapia que durou cinco meses.
Na segunda sessão do tratamento, Rosemary percebeu que seus cabelos começaram a cair. Em uma decisão impulsiva, foi sozinha em um cabeleireiro que não conhecia e raspou todo o cabelo. Rapidamente tratou de juntar todos os seus fios dourados e os guardou. Assim que chegou em casa, se deu conta que tinha passado pelo momento mais difícil até então. “Eu olhava no espelho e não me reconhecia”, revela ela.
No dia seguinte, sua irmã a levou em uma loja no hospital de voluntárias sobreviventes, que trabalhava com perucas e acessórios para a cabeça. Por incrível que pareça, Rosemary se encantou com o local, tanto pela forma que foi acolhida, quanto pela quantidade de opções. Lá ela comprou uma peruca, algumas boinas e echarpes. Os acessórios eram charmosos e iam muito além de uma peruca básica. Ela incorporou aquele momento e jamais se esqueceu daquela sensação.
Rosemary optou por mandar seus cabelos para a sua mãe, no Brasil, que pessoalmente confeccionaria uma peruca com seus fios. Acabou entendendo que isto não era uma sentença de morte, e sim mais uma lição para aprender algo novo.
Após o tratamento, Rosemary voltou para o Brasil com a ideia de trabalhar com cabelos e oferecer para as mulheres opções semelhantes as que ela teve. A empresária começou abrindo uma loja no segmento. Mais tarde abriu duas em São Paulo e criou uma fábrica de confecção de perucas. Disciplinada nos check-ups anuais, a empresária acabou surpreendida com um segundo episódio de câncer, agora de mama. Como havia sido diagnosticado muito precocemente pela mamografia anual, Rosemary escapou da quimioterapia, mas nas sessões de radioterapia se deparou novamente com dezenas de mulheres que estavam naquela mesma situação que ela já havia vivenciado.
Renovou os votos em pesquisar e aprimorar produtos confortáveis e elegantes para as companheiras, que se queixavam da baixa qualidade do que encontravam no mercado.
Hoje, Rosemary importa todos os fios de cabelos de países da Ásia faz tecetura, corte, hidratação e confecciona artesanalmente as perucas e outros artigos em que a matéria prima é o cabelo. Sua empresa atende várias artistas nacionais e internacionais, como a cantora Beyonce e a modelo Naomi Campbel. Rosemary inaugurou um espaço que abrange todo o universo dos cabelos, com um local específico dedicado para as mulheres que passam por essa situação de perder seus cabelos. Mais de 100 quilos de cristais cor de rosa e transparentes, formam um provador de perucas, que encanta, celebra a beleza e ajuda minimizar esse momento dramático das clientes. Outro mimo oferecido para elas é que a loja disponibiliza uma artesã que customiza cada peça, peruca, de acordo com o desejo de cada cliente. Sua loja fica em Itajaí, na praça da Igreja Matriz, e trabalha com técnicas de alongamento de cabelos, diversos assessórios para a cabeça, além de uma excelente variedade de perucas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário