quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

DICAS PRUM NATAL ACESSÍVEL

Natal e Acessibilidade - Natal é Acessibilidade!

Lêda Spelta

Sendo bem sincera, nunca fui muito entusiasmada por grandes solenidades e comemorações. Porém, o Natal, este sim, era mágico. Como todas as crianças, eu adentrava dezembro como numa terra encantada, feita só de alegria, música, sonhos, brincadeiras, enfeites, surpresas, comidas gostosas... Foi somente há pouco tempo que me dei conta do principal motivo do Natal ocupar esta posição de destaque para uma menina tão arredia como era eu: ele é a festa mais acessível que conheço. Explicando melhor, se tivermos que resumir a acessibilidade numa única regra de ouro, penso que seria algo como: oferecer alternativas que se acomodem às necessidades e preferências individuais, de modo a permitir o acesso e interação de todos, em igualdade de condições, independentemente das características e limitações de cada um. E vocês já pensaram que o Natal é exatamente isto? Vejamos alguns exemplos.
Para começar, Árvore de Natal não é o desenho ou a animação que aparece nos cartões virtuais, nem esse espetáculo visual que a gente vai apreciar na Lagoa Rodrigo de Freitas, após enfrentar um espetacular engarrafamento. Não, os internautas e frequentadores da Lagoa que me perdoem, Árvore de Natal está longe de ser esta pobreza, é outra coisa. É uma criação coletiva, montada com a participação essencial das crianças, formada por uma estrutura de galhos vivos, secos, ou artificiais, onde se penduram, além das pequeninas lâmpadas piscantes e coloridas, uma infinidade de enfeites de todas as cores, formas, tamanhos, pesos, texturas e temperaturas, sem falar nos sons dos sinos e bolas de guizos, um maravilhoso festival dos sentidos!
O autêntico Presépio é aquele encenado nas escolas, igrejas ou praças, por gente de carne e osso, que se move, fala, canta e usa vestes ou fantasias de diferentes tecidos, cartolinas, papel crepom ou papier maché, que podem ser tocadas, vestidas, balançadas, sacudidas... E tem também aquele Presépio doméstico, montado com figuras de massinha, com direito à palha e luzinha na manjedoura, um luxo!
Sem falar no Papai Noel, que fala, distribui brinquedos e pega no colo os pequeninos... E nos enfeites pendurados nas portas, janelas, lustres, tetos e paredes, tão variados e criativos quanto os das Árvores de Natal. E tem também aquelas velinhas coloridas, algumas com formas interessantes e cheiros exóticos.
Finalmente, para resumir a história e não deixar nenhum sentido de fora, temos aquelas comidas e bebidas deliciosas, o desfile de formas e cores, aromas e sabores que compõem a Ceia de Natal!!!

Entendem agora o que quero dizer com Acessibilidade do Natal? É que as possibilidades são tantas e tão adaptáveis, que ninguém, ninguém mesmo, precisa ficar de fora! Mas também, minha gente, não seria um total contrassenso se, em sua essência, fosse inacessível o Natal de Cristo, a criatura mais profundamente inclusiva que temos conhecimento?!
E você que me lê agora, já pensou se está tornando acessível ou inacessível o seu Natal? Como assim? Não, não precisa ser especialista, todo mundo pode fazer alguma coisa. Seguem abaixo algumas dicas que, longe de serem exaustivas, poderão ser usadas como ponto de partida:
1 - Compre presentes que estimulem diferentes sentidos e movimentos, não apenas olhos e dedos.
2 - Ofereça às crianças experiências vivas e participativas, não apenas imagens e vídeos.
3 - Se você projeta ou desenvolve edificações, transportes, ambientes, sistemas, sites, interfaces, produtos ou serviços, informe-se sobre padrões, diretrizes e normas de acessibilidade: Normas Brasileiras de Acessibilidade link para um novo site, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas link para um novo site, W3C Brasil– World Wide Web Consortium Escritório Brasil link para um novo site, W3C/WAI - Web Accessibility Initiative link para um novo site e Normas de Acessibilidade do eMag – Governo Eletrônico link para um novo site. E não esqueça de testar o resultado com os mais diferentes tipos de usuários! Você estará, assim, garantindo a sua utilização pelo maior número possível de pessoas.
4 - Se você é desenvolvedor de sites, nunca se esqueça de testar se todos os links, botões e demais objetos que possuem interação estão acessíveis através do teclado, ou seja, sem a utilização do mouse.
5 - Ao enviar e-mails, escrever em blogs ou redes sociais, ou inserir conteúdo em sites, siga as recomendações abaixo:

Crie descrições para imagens e gráficos que contenham informação, possibilitando, assim, seu acesso por pessoas que não podem vê-los.

Crie descrições para diálogos e outros sons significativos contidos em vídeos, possibilitando, assim, seu acesso por pessoas que não podem ouví-los.

Lembre-se que suas mensagens poderão também ser acessadas por pessoas que não podem vê-las nem ouví-las, através da utilização de um display especial, que exibe em braille as informações contidas na tela.

Nunca use somente cores e outras indicações visuais para veicular informação; utilize também o próprio texto.

Ao incluir links que abrirão ou farão download de algum arquivo, informe antecipadamente seu formato e tamanho.

Para cada arquivo de documento, ofereça, sempre que possível, uma alternativa em formato html, txt, doc ou rtf. Os demais formatos ainda são inacessíveis para muitas pessoas.
Acredito que o propósito do Natal só será plenamente atingido, quando conseguirmos pensar em coisas como essas, em todos os dias do ano; pois não dá para pensar em Natal sem fraternidade e não dá para pensar em fraternidade sem acessibilidade, não é mesmo?
Que tenhamos todos um Acessível e FELIZ NATAL!

Nenhum comentário:

Postar um comentário