terça-feira, 17 de maio de 2011

POLÍTICAS PÚBLICAS PRA ALBINOS NO MARANHÃO


Cleide Coutinho defende assistência aos portadores de albinismo

Nice Moraes
Agência Assembleia


A deputada Cleide Coutinho (PSB), por meio de indicação, pede que Secretaria de Estado de Saúde tome providências no sentido de prestar assistência às pessoas portadoras de albinismo, residentes no Estado, mediante distribuição de protetores e bloqueadores solares, compatíveis com as necessidades.

Cleide Coutinho diz que o pedido tem o propósito de possibilitar uma assistência imediata às pessoas afetadas com o albinismo que ora não recebem atenção das autoridades públicas. Ela frisa ainda que não há política voltada para este segmento populacional minoritário que, segundo ela, não há estatística quanto ao total dos portadores desse distúrbio.

“Estimativas indicam que há um albino para cada grupo de quarenta mil pessoas, logo no Brasil seriam 47.500 afetados pelo distúrbio. Contingente esse que permanece à margem dos programas e ações de saúde das autoridades públicas”, afirmou Cleide Coutinho.

Destacando que o pleito objetiva despertar o interesse das autoridades de saúde para o problema, Cleide Coutinho lembra que as pessoas com a patologia correm risco de desenvolver câncer de pele e cegueira, dentre outros males, por isso, devem evitar exposição solar, usar protetores, óculos com proteção para os raios solares, acessórios. etc.

“Nesse sentido, seria de bom alvitre que a Secretaria de Saúde, de imediato, desenvolva ações voltadas para estudar a extensão do problema e apresentar medidas corretivas para o mesmo, com o fim de minorar as agruras desses cidadãos maranhenses”, afirma.

(Encontrado em http://www.al.ma.gov.br/paginas/noticias.php?codigo1=19432)

Nenhum comentário:

Postar um comentário