sábado, 21 de maio de 2011

ALBINO GOURMET 36

Vamos de culinária indiana hoje! 
Chutney de Abacaxi

Ingredientes  
1 Abacaxi descascado e picado     
1 xícara de água
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
3 pimentas fortes amassadas 
1/2  colherinha de cominho
1/2  colherinha  de curry
1 colher de sopa  de gengibre  ralado
200  gramas  de  açúcar
Preparo
Coloque numa panela o abacaxi com a água em fogo brando, deixe cozinhar mexendo  de  vez  em  quando   para não deixar queimar. Deixe cozinhar até  o abacaxi ficar amolecido e secar toda a água.  Em  uma frigideira, coloque  a manteiga, deixe  derreter,  acrescente  as pimentas, o  cominho, o  curry, o gengibre  e  deixe  tudo fritar  até dourar. Despeje  na panela  com  o  abacaxi, leve  ao  fogo  para  apurar  por  10  minutos e  ao  final  acrescente  o  açúcar. Servir quente  ou  frio.
Samosa (pastel de vegetais)
Ingredientes                                                          
500 gramas de farinha de trigo
200 gramas de ervilhas partidas
1 couve-flor pequena     
2 a 3 batatas médias
1 xícara  de  água  morna
3  colheres de manteiga derretida
1 colherinha de cominho
1/2  colherinha de feno grego
1/2  colherinha de gengibre ralado
1/2  colherinha  de  curry
Preparo 
Massa
Numa  tigela, coloque  a  farinha  de  trigo,  três  colheres   de  sal  e  a  manteiga  derretida. Misture com  as  pontas  dos dedos,  acrescentando  água devagar. Sove  até  obter  uma  massa  homogênea   e  leve. Deixe descansar enquanto prepara  o recheio
Recheio 
Cozinhe  as  ervilhas  (deixadas  de  molho  durante  a  noite)  até  desfazerem-se.  Cozinhe  as batatas  e  a   couve-flor  de  preferência   ao   vapor.  Quando  estiver  tudo  cozido, junte  em uma  panela  à  parte. Em uma frigideira coloque duas colheres de  sopa de manteiga  deixe derreter, acrescente  sal  a  gosto, os temperos e  deixe  dourar, despejando  em  seguida na panela  sobre  a  ervilha,  a  batata  e  a  couve-flor,  mexendo  para  misturar.  
O  recheio  deve ficar   com  consistência cremosa.  Faça  pequenas  bolas com  a massa,  abra  em  círculos, coloque  o  recheio, feche  como  um pastel,  molhando as  bordas com  água  e   apertando  com  um garfo  paraselar.  Pode-se  também  fazer como  mostra  a figura  ao  lado (quadros 4, 5 e  6), juntando os  lados  e  dobrando-os  com os  dedos para  dar  o  efeito  da  foto  acima. Em fogo brando,  frite  as   samosas   em  uma   panela com óleo   vegetal, em  quantidade  suficiente para  as  cobrir   por   completo. Escorra   sobre  toalhas  de   papel  para  tirar  o  excesso  de óleo. Se preferível,  podem   ser   assadas  em  forno.  Para   isso  devem   ser colocadas   em fôrma  untada  e   polvilhada   com   trigo  para  não  grudar 
Dhokla (bolos picantes) 
Ingredientes:
250g de farinha de grão-de-bico (besan) de mercearias indianas
250g de iogurte batido, até ficar bem mole

250ml de água morna
1 colher de chá sa
l (ou a gosto) 
1 colher de chá de pimenta verde fatiada
1 colher de chá de gengribre fresco ralado
1/2 colher de chá de açafrão-da-Índia moído
1 colher de chá de óleo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Suco fresco de meio limão 
Modo de Preparo:
1.Coloque a farinha de grão- de-bico em uma tigela. Adicione o iogurte e água morna, bata até obter uma massa macia. Salpique com o sal, cubra e reserve por quatro horas, até que a massa fique cheia de pequenas bolhas. Unte uma ou duas formas de bolo, ou outro recipiente adequado, e reserve. 2.Espalhe a pimenta, gengibre e o açafrão-da-Índia na massa de farinha de grão-de-bico. 3.Em uma caneca ou tigela, misture o óleo, o bicarbonato de sódio e o suco de limão; derrame na massa de grão de bico. Mexa bem e coloque a massa na forma untada (não lote a forma, pois a massa precisa de espaço para crescer) e cozinhe no vapor (com uma panela de vapor comum, ou uma panela chinesa de bambu). Deixe no vapor por cerca de 11 minutos ou até ficar firme ao toque, ou até um palito de dente sair limpo da mistura. 4. Quando esfriar, corte em quadrados de 2,5cm em uma travessa. 5. Para temperar, aqueça o óleo em uma panela. Jogue as sementes de mostarda e a assafétida, e frite até as sementes começarem a estalar. Adicione as sementes de gergelim e cozinhe até ficarem ligeiramente tostadas. Coloque o óleo temperado sobre a dhokla. 6. Sirva morno, com um pouco de coentro fresco e côco com chá (adicione canela e vagens de cardamomo ao seu chá comum). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário