sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

NEWTON LIMA ABRAÇA A CAUSA ALBINA


Dia 11 de janeiro, recebi email do professor Cledivaldo Aparecido Donzelli, amigo de longa data e Secretário de Educação do município de Penápolis. Ele me convidava a participar de uma reunião com o deputado federal Newton Lima (PT). O parlamentar agendara encontro com lideranças locais a fim de discutir estratégias para seu mandato, em parceira com a região, onde obteve expressiva votação. Lima e sua assessoria estão percorrendo diversas cidades para colherem propostas para as diversas áreas que demandam ações do poder público.
Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, Newton Lime foi prefeito de São Carlos por duas vezes, além de reitor da Universidade Federal daquela cidade, uma das instituições de ensino mais importantes do país. Para maiores informações, visite http://newtonlima.ning.com/
Às 17:00 de ontem, fui à reunião.
De modo sucinto, falei sobre o blog, a APALBA (com a qual temos muito que aprender) e sobre os problemas enfrentados por muitos albinos, como o câncer de pele. Propus alguns temas para futuras discussões, como a questão da distribuição do bloqueador solar, sua classificação na ANVISA como cosmético e não medicamento e também a necessidade de capacitação especializada para o atendimento de pessoas albinas pelos órgãos públicos.
O deputado afirmou ter motivos pessoais para apoiar a causa, uma vez que teve uma antepassada albina e uma amiga querida falecida em decorrência de câncer de pele.
Passei-lhe o endereço do blog e me dispus a encontrá-lo novamente, desta feita com mais tempo, para apresentar com mais vagar algumas sugestões e discutir possíveis linhas de ação.
Enquanto nova reunião não acontece, cabe aos demais albinos e interessados no assunto, apresentarem sugestões para apreciação.
Escrevam ao blog e sugiram.
Manterei os leitores informados sobre quaisquer desdobramentos deste importante canal aberto.

3 comentários:

  1. Acho importante contactar a Apalba, que já eles têm diversos canais abertos em Brasília, o q ajudaria a somar forças. repassarei a notícia a eles e pedirei que entrem em contato, ok?
    bj!

    ResponderExcluir
  2. Roberto como vc sabe fiz tres simestres de direito na UNIP campos S. José do Rio Pardo .so não conclui a faculdade devido ao descaso dos diretores da universidade com relação a minha baixa visão ...Como tenho dificuldade de me emcaichar no mercado de trabalho pedi uma bolsa de estudos em troca de serviços prestado a universidade .Mesmo assim não obtive resposta da diretoria .Acho que um caso destes deveria ser divulgado ..Não falo por mim .Mas falo pelos albinos em jeral .

    ResponderExcluir
  3. AFAC Associação de Cegos de Niterói RJ, distribui gratuitamente, pelo SUS, óculos com lentes filtrante para Albinos, entre outros tipos de óculos de lentes especiais , próteses oculares e lentes esclerais, e outro recursos oftalmólogicos ,como: bengala, lupas, telescópios, etc. Para maiores informações entrar em contato com a Instituição, pelos tel. 21 27172822 / 21 36172851
    e-mail: afac@afac.org.br
    site: www.afac.org.br
    nosso end. Rua Padre Leandro,18 Fonseca - Niterói RJ

    ResponderExcluir