sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

“EU ERA MERECEDOR DE CARIDADE, MAS NÃO DE CIDADANIA”

Assista abaixo ao documentário História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil. Através de uma série de entrevistas, você conhecerá as primeiras inciativas, ainda no século XIX, de caráter bastante assistencialista, até a fase contemporânea da luta dos deficientes por reconhecimento e direitos. Assinala-se a transformação das associações PARA deficientes em entidades DE PESSOAS com deifiência.
A abertura política pós-ditadura militar marcou o nascedouro do movimento político das pessoas com deficiência, ainda hoje largamente ignorado pelos estudos acadêmicos, como ressaltado por mais de um entrevistado. O documentário registra o início e mesmo algumas dissensões entre os grupos.
Também sao abordados os grandes temas e desafios do século XXI, como inclusão, acessibilidade e a equiparação de oportunidades, termo que deveria ser usado para substituir o assistencialista em essência “benefícios”.
São depoimentos iluminadores, informados, vindos de diversos grupos.
Indispensável para os que se interessam pelo asunto!



Um comentário:

  1. Creio que são poucas as pessoas , que encontraram na sua diferença, referencial , para lutarem de ir além do simplesmente sobreviver. As dificuldades , sao entraves a nos apresentado por vezes na condição de superação dos nossos limites, e isso nos assusta no primeiro momento, pois parece algo incoerente, mas é simplesmente a natureza destando-nos, e os que fraquejam ficam pra trás,no mundo da exclusão da escuridão.E os superadores são os iluminados .

    ResponderExcluir