segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

ACESSIBILIDADE VISUAL NO RIO DE JANEIRO IV

Segue o debate sobre as cores dos ônibus cariocas, que, segundo alguns leitores com baixa visão, dificultam a vida dos usuários. A leitora Cristiana deixou comentário com sugestões:

A questão não é a padronização em si. Os ônibus podem até ser cinzas e ter faixas de diferenciação por zona de atuação do consórcio. Acontece que dois fatores nesta padronização desconsideram os portadores de problemas visuais:
1 - São apenas 4 cores de diferenciação para uma cidade imensa. O ideal seria haver mais cores de diferenciação de rotas, para facilitar a identificação.
2 - As faixas de cores são finas e pequenas, principalmente na frente do ônibus, onde deveriam ser mais evidentes.
Cabe notar ainda que na frota nova os letreiros LED continuam do mesmo tamanho.
Como dificilmente serão realizadas alterações em um sistema recém-implantado (ainda que o estatuto da pessoa com deficiência devesse ser mais respeitado), o mínimo que a Prefeitura do Rio deveria fazer, a partir de agora, é instalar letreiros eletrônicos em pontos de ônibus, que mostram a distância em minutos dos carros de ônibus (controle realizado por GPS, que os ônibus já possuem). Estes painéis já existem em diversas grandes cidades do mundo. Mas sempre lembrando: a fonte utilizada não deve ser pequena.

Creio que as pessoas que se sintam prejudicadas deveriam escrever ou telefonar para os órgãos competentes e fazer sugestões, pedir esclarecimentos. No site da Prefeitura do Rio de Janeiro, há uma lista de telefones úteis e o espaço da Ouvidoria, onde tais questões podem ser colocadas. O que eu puder veicular no blog, faço com prazer, mas é necessário que as reivindicações cheguem diretamente aos ouvidos de quem pode tomar alguma medida cabível.

Um comentário:

  1. Olá, meu nome é Renato sou da cidade de Uberaba no interior de Minas Gerais. Sou albino e embora possua dificuldade visual isso não me prejudica em quase nada, apenas tirar a CNH e conseguir beneficios do governo (ironico né?)

    Aqui na minha cidade ja existe esses letreiros de LED mostrando o nome da linha e a quantos minutos o carro encontra-se do respectivo ponto. Logico que não vão disponibiliar esse equipamento em todos os pontos, mas nos principais e de maior fluxo de passageiros.

    So postei para comentar sobre isso.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir