terça-feira, 18 de janeiro de 2011

PREVENÇÃO ALBINA

Campanha orienta sobre prevenção de câncer de pele em albinos

Numa iniciativa conjunta da Associação das Pessoas com Albinismo na Bahia (Apalba), Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e Secretaria de Saúde do Município de Salvador, será realizada uma campanha emergencial para prevenção do câncer de pele nas pessoas com albinismo.
A iniciativa tem como objetivo esclarecer e sensibilizar as pessoas com albinismo sobre a necessidade de se protegerem contra os raios solares a que estão expostas, decorrentes do verão intenso, e assegurar o atendimento dermatológico e a distribuição dos protetores solares em quantidade necessária ao uso mensal.
Três ações estratégicas integram a campanha, sendo a primeira delas a promoção de um seminário de sensibilização e capacitação dos profissionais de saúde, a ser realizado na próxima segunda-feira (17), a partir de 8h30min, no auditório do Hospital Especializado Dom Rodrigo de Menezes (HEDRM), em Águas Claras.
Genética do albinismo
Na segunda etapa, haverá visita e atendimento às pessoas com albinismo residentes na Ilha de Maré, Bom Jesus dos Passos e Paramana. A terceira ação prevê a divulgação, pela imprensa, de informações sobre o albinismo e os agravos decorrentes da patologia.
A primeira ação da campanha será o treinamento de técnicos dos 12 Distritos Sanitários de Salvador e de quatro equipes do Programa de Saúde da Família do Subúrbio Ferroviário, visando capacitá-los para o cadastramento, triagem, atendimento especializado e acompanhamento das pessoas com albinismo no município de Salvador.
A capacitação será efetuada durante o I Seminário sobre o albinismo, na próxima segunda-feira. Durante o evento, haverá uma apresentação da Apalba sobre a luta e organização das pessoas com albinismo.
A Sesab fará uma apresentação sobre o Programa Estadual de Atenção Integral à Pessoa com Albinismo. Haverá ainda uma aula sobre a genética do albinismo, a ser ministrada pela professora Lilia Maria de Azevedo Moreira, da Universidade Federal da Bahia Ufba), e exposição sobre os aspectos dermatológicos do albinismo, a cargo da dermatologista Aldinéa Dourado, do HEDRM. Serão ainda discutidas as ações de cadastramento, triagem e atendimento especializado nos diversos Distritos Sanitários de Salvador.
No próximo dia 28, quando se inicia a segunda etapa do projeto, duas equipes de saúde, com a participação de gestores do Estado e do Município, além de representantes da Apalba, visitarão as ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e Paramana, para identificação, triagem, atendimento médico especializado e distribuição do protetor solar para as pessoas com albinismo residentes nas localidades.
Embora a prioridade dessa ação nas ilhas seja o atendimento das pessoas com albinismo, o atendimento especializado será também assegurado a pessoas residentes naquelas localidades e previamente identificadas com outras doenças da pele, como a hanseníase.
Para atingir todo o Estado da Bahia, a Apalba e o poder público buscarão espaço em todos os meios de comunicação disponíveis, com a finalidade de divulgar a campanha, esclarecendo e sensibilizando sobre albinismo e sobre os cuidados especiais com a pele e com os olhos, para prevenir o câncer de pele e o desconforto da fotofobia e a baixa visão.
Distúrbio congênito
O albinismo é um distúrbio congênito que se caracteriza pela ausência total ou parcial da melanina, pigmento responsável pela coloração da pele, pelos e olhos. A patologia se apresenta por meio de sinais visíveis desde o nascimento, não sendo necessário teste para o diagnóstico.
Todo casal, de qualquer cor, sexo ou idade, desde que seja portador do gene do albinismo, pode ter filhos albinos. As pessoas com albinismo correm o risco de desenvolver câncer de pele e cegueira. Por isso devem evitar a exposição solar direta ou indireta, usar óculos escuros com proteção para os raios solares (prescrito por oftalmologista).
É recomendável também o uso de acessórios como chapéus com abas, sombrinhas, roupas de tecido com trama bem fechada e de protetor solar constantemente. É importante também fazer visitas periódicas ao oftalmologista e ao dermatologista.
(Encontrado em http://www.salvadorcomh.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2300:campanha-orienta-sobre-prevencao-de-cancer-de-pele-em-albinos&catid=37:redacao&Itemid=54)

Nenhum comentário:

Postar um comentário