sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

PRIMO ALBINO DO BATMAN

Os animais albinos/semi-albinos continuam virando notícia onde quer que apareçam. Dessa vez, a estrela é um morcego semi-albino gaúcho!

Morcego albino é encontrado em prédio no centro de Porto Alegre
26 de janeiro de 2010

Foto: Smam/PMPA/Divulgação

Um morcego parcialmente albino foi encontrado esta semana em uma colônia que vive em um telhado de um prédio no centro de Porto Alegre (RS). O exemplar, de uma rara espécie conhecida pelo nome científico Tadarida brasiliensis, foi capturado para ser fotografado, mas já foi devolvido ao meio ambiente.
Segundo a bióloga Soraya Ribeiro, coordenadora da equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), "morcegos são visitantes de verão em Porto Alegre e abandonam a capital em busca de zonas mais quentes a partir do final de fevereiro". "Esses animais são importantes no equilíbrio ambiental, pois controlam as populações de insetos que se proliferam no ambiente urbano durante o verão".
"Exemplares albinos são raríssimos de se encontrar dentro de populações de morcegos. Ainda assim, a incidência de albinismo parcial é um pouco mais comum", explicou a bióloga Susi Missel Pacheco, especialista em quirópteros.
De acordo com a bióloga, no geral, não existe nenhum tipo de segregação por parte da organização social de uma população de morcegos com os exemplares albinos. "A cor não é uma coisa que geralmente influencie. Em 20 anos que trabalho com a espécie, só vi morcegos serem rejeitados quando possuem alguma doença", completou.

(Encontrado em http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4228400-EI8145,00-Morcego+albino+e+encontrado+em+predio+no+centro+de+Porto+Alegre.html )

(Pra ilustrar esta postagem, nada melhor que o tema do seriado Batman, tocado pelo fundamental grupo punk inglês, The Jam, liderado por Paul Weller, The Modfather.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário