segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

PRESENTINHO CHILENO

Cine chileno quase nunca penetra o mercado nacional, e, nas exceções, as exibições restringem-se a capitais. Lembro-me de Machuca (2004) sendo exibido em cine de shopping em São Paulo. Creio que os demais ficam mesmo restritos a festivais e mostras especializadas.

Esta note, vi uma produção chilena de 2008, El Regalo. Dirigido a 4 mãos por Cristián Galaz e Andrea Ugalde. Francisco, astrofísico viúvo, aposenta-se e perde a motivação pra viver e decide cometer suicídio após ver na TV a historia de uma professora jubilada de 69 anos que sofria de Alzaimer (vamos aportuguesar essa droga de palavra, ok?) e acabou comendo seu próprio colchão. Achei essa decisão um pouco mal trabalhada na película, precisava ter havido mais acontecimentos preu acreditar de verdade que Francisco precisa morrer.

No dia de seu aniversário de 70 anos, seus 2 melhores amigos – que não sabem de suas intenções suicidas – presenteiam-no com uma viagem da terceira idade pruma estação termal nos Andes, desculpa pralgumas imagens lindas do filme.

No trem, Francisco reencontra um antigo flerte de verão que não via há 40 anos. Também conhece Carmen, com quem antipatiza de cara. El Regalo é uma comédia romântica e o roteiro não acrescenta nada de novo á formula. Sendo assim, todo mundo sabe com quem Francisco vai ficar no fim do filme. Mal entendidos, desencontros, tentativas frustradas de suicídio, dramas pessoais e final feliz/esperançoso são alguns dos ingredientes que El Regalo nos oferece.

Entretanto, o maior presente da fita é a maneira como a personagem gay é representada. Um dos velhinhos é gay e hostilizado por quase todos, exceto por Francisco. Já assistira a filmes com personagens gays da melhor idade e também é comum ver gays em películas contemporâneas. Nunca havia visto, porém, uma personagem gay no meio de um grupo de idosos heterossexuais e, ainda por cima, formando alianças fraternas com as demais personagens.

Com quase 1hora e 50 de duração, El Regalo seria melhor se fosse um bocadinho mais curto. A simpatia do elenco, afiado e competente, compensa essa duração um pouco dilatada demais.

Enfim, El Regalo merece ser visto principalmente pelo modo como representa o gay da terceira idade. Também cota o fato de mostrar que a vida pode ser plenamente vivida em qualquer idade. Mas isso eu já vi em outros filmes, por isso, prefiro a parte do coroa gay.

(Eis o trailer.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário