quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

TELONA QUENTE 267



Roberto Rillo Bíscaro

Oscarizar o melhor documentário do ano é subproduto da Segunda Guderra Mundial. A categoria foi introduzida em 1941 pra prestigiar as produções que serviam como propaganda antinazista/facista/japonesa, feitas nas diferentes indústrias de cine dos países aliados. Numa época em que comunistas tiveram que estar ao lado dos capitalistas, Hollywood indicou até documentário soviético, Moscow Strikes Back, além de produções australianas, britânicas e canadenses. 
Hollywood participou do esforço de guerra não apenas com atores e atrizes entretendo tropas, mas com muitos de seus profissionais se alistando, inclusive diretores de renome, como John Ford, William Wyler, John Huston, Frank Capra e George Stevens. O documentário Five Came Back (2017) dirigido pelo francês Laurent Bouzereau, aborda o que levou esses homens afamados e poderosos a irem pros fronts, o que produziram e o impacto que o genocídio teve em suas carreiras.
O programa vale não apenas pelas muitas cenas de arquivo, entrevistas e depoimentos, mas também pelo que tem que abordar tangencialmente, como manipulação de imagens; censura por ordens de juntas militares; encenação de eventos já ocorridos, mas vendidos como reais e a própria escolha na forma de demonizar o inimigo. Usado como ferramenta de propaganda ideológica, o cinema escolheu detonar alemães e japoneses de modos distintos. Five Came Back não foge disso, até porque já não tem importância, e parece que muitos não querem fazer inferências com representações feitas hoje de diferentes grupos.
Five Came Back não dispensa o recurso da fala de autoridade pra provar seus pontos. Steven Spielberg, Guillermo Del Toro, Francis Ford Coppola, Lawrence Kasdam e Paul Greengrass adotam cada um dos diretores e intervém sobre eles com autoridade analítica e factual de quem é experto em sua obra. Esse recurso é tão fake como recriar batalhas e mentir que a gravação fora feita durante a retomada da cidade X. O que esses caras falam tá tão ensaiado como as contendas encenadas, afinal, Five Came Back foi baseado num livro.

Dividido em 3 episódios, você acessa Five Came Back, na Netflix. Qualquer interessado em cinema deveria ver. E preste atenção quando falam do banho que os britânicos davam nos ianques na produção de documentários. De certa forma, foi o chute na bunda da ex-metrópole que acordou o Tio Sam pra produzir documentários melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário