segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

BONECAS INCLUSIVAS

Menina de 10 anos faz bonecas 'inclusivas' em Bagé

Geovanna Petrovichi dos Passos é prenda regional do Movimento Tradicionalista Gaúcho.
No dia internacional da pessoa com deficiência, a prendinha Geovanna Petrovichi dos Passos, 10 anos, de Bagé, dá o exemplo. “Jojô”, como é conhecida, surpreendeu ao organizar uma mostra de bonecas com deficiência, no concurso em que se tornou a primeira-prenda mirim da 18ª Região Tradicionalista.

Aos seis anos, ela já havia doado os cabelos para vítimas de câncer, ao ver uma reportagem na televisão sobre uma professora que tinha a doença.
Seu foco na inclusão é bastante abrangente: tem boneca negra, albina, cega, de muletas e com Síndrome de Down. A avó Anelise dos Anjos conta que o interesse da Geovanna da menina pelo tema surgiu de um trauma quando ela ainda era muito pequena: a prendinha sentia medo ao ver deficientes físicos na rua.

“Pra nós conseguirmos trabalhar esses medos dela, nós começamos a comprar os bonequinhos da AACD com deficiência”, explica a avó.

Ao mesmo tempo, a irmã de Geovana (na foto abaixo) nasceu com uma anomalia que provoca divisão dos lábios. “A primeira boneca inclusiva que ela fez foi com lábio leporino”, conta a avó Anelise. O medo desapareceu.


Incentivada pelo reality Desafio Farroupilha da RBS TV, Geovanna anunciou aos pais seu próximo desejo: confeccionar uma boneca gaiteira e cega para presentear a Natália Guastuci, estrela do reality apresentado pelo Jornal do Almoço. Que prendinha especial!
https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/blog/reporter-farroupilha/post/2018/12/03/crianca-de-10-anos-faz-bonecas-inclusivas-em-bage.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário