quinta-feira, 10 de maio de 2018

TELONA QUENTE 235

Roberto Rillo Bíscaro

A Bruxa de Blair (1999) não inventou os found footage films, mas foi só a partir dele que o subgênero invocado pelo infame Cannibal Holocaust (1980 – nunca assistirei, porque animais foram mortos de verdade) proliferou-se como piolho. Há mais de um site dedicado apenas a esse tipo de produção, com centenas de entradas no catálogo de diversos países já há quase 20 anos.
Não surpreende que atraia tantos cineastas de fundo de quintal. A desculpa narrativa de imagens e som resgatados dalgum acidente ocorrido com pessoas comuns justifica atuações mequetrefes (naturalistas, é mais politicamente correto) em filmes pavorosos, monótonos e em sua maioria genéricos.
Mas, não é que ainda dá pra garimpar objetos interessantes nessa mina de ouro de tolo? Found Footage 3D apropriadamente estreou no Bruce Campbell Horror Film Festival, em agosto de 2016. Idealizado e dirigido por Steven DeGennaro, é o primeiro found footage em 3D, mas há versão em 2D também, a que vi, aliás, porque não consigo visualizar 3D. Fosse o aspecto técnico o único diferencial de Found Footage 3D, ele não estaria neste blog, que defeca e anda pressas coisas.
O subgênero tem aspecto bastante metalinguístico, porque salienta o filmar, o bisbilhotar a vida/morte alheia mediado por uma câmera. Os found footage films chamam bastante a atenção pra forma. Found Footage 3D (FF3D) dá passinho adiante.
Uma equipe empenhada em gravar o primeiro found footage film em terceira dimensão embrenha-se numa cabana assombrada, no meio duma mata texana. À moda de Pânico, com os slasher films, FF3D salienta algumas convenções de seu subgênero pra satirizá-las e às vezes usando-as pra conveniência de sua própria narrativa. Tipo, por que diabos alguém perseguido por um demônio, correria pela vida, segurando uma câmera? Bem, se for a noite, pode ser pra iluminar o caminho. É bem esperto o roteiro e o fim conseguiu me pregar um susto.
O defeito de Found Footage 3D é que exagera na duração. 108 minutos é tempo demais. 90 estaria de muito bom tamanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário