sexta-feira, 25 de maio de 2018

NEM TUDO QUE É BRANQUINHO...



Albinismo não é a única alteração genética que deixa as cobras brancas

Na natureza outras situações alteram a cor e a pigmentação dos répteis. Cor dos olhos indica se é albinismo ou não.


Com certeza você já ouviu falar no albinismo, uma alteração genética que pode ocorrer entre os seres vivos e consiste na ausência completa de melanina. A maioria das cobras albinas tem em comum a cor dos olhos, eles são vermelhos, uma vez que falta pigmentação suficiente para ter olhos de outras cores. A cor branca é predominante, mas o que pouca gente sabe é que existe uma variedade de padrões e cores que as cobras albinas podem ter. Algumas são mais amarelas e pálidas, outras puramente brancas.

Além dessa condição outros nomes explicam fenômenos parecidos, mas não relacionados geneticamente com o albinismo. É o caso do xantismo, piebaldismo e leucismo. Esse último, por exemplo, apesar de visualmente parecido com o albinismo, se diferencia por pequenas características. Enquanto o albinismo é a falta exclusivamente da melanina, o leucismo é a falta de pigmentação no geral, podendo ter fundo genético hereditário ou não. Nesse caso pode ocorrer de todo corpo ser branco ou apenas algumas partes. Para diferenciar visualmente as duas condições é necessário observar o olho da espécie, nos animais com leucismo os olhos tem a coloração normal enquanto os albinos têm olhos rosados ou vermelhos.

Já o xantismo consiste na presença exclusiva do pigmento amarelo conhecido como xantina. Assim como as outras condições, resulta em uma coloração diferente na pele, nesse caso amarelada. Curiosamente essa anomalia não é comum em répteis silvestres, uma vez que gera perda da camuflagem, mas é possível que aconteça, como é o caso dessa cascavel fotografada pelo biólogo Cezar Santos.

Nas espécies com piebaldismo a pele branca se mistura com a pigmentação natural. Isso resulta uma combinação exótica e chamativa. Essa desordem genética causa despigmentação apenas em certas áreas do corpo ou pelagem do animal e pode aparecer em diferentes espécies, desde cobras até mamíferos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário