segunda-feira, 24 de agosto de 2015

CAIXA DE MÚSICA 180



Roberto Rillo Bíscaro

No começo dos anos 90, após o Segundo Verão do Amor, o trio Saint Etiene suavemente iniciou sua mistura de electronica com elementos do pop dos 60’s aos 80’s. Mansos, melódicos e atmosféricos, os ingleses têm nos vocais de menininha de Sarah Cracknell um de seus trunfos mais fofos. Como resistir às canoras He’s On the Phone e Who do You Think You Are? Confira esta playlist com algumas das melhores do grupo:

Em 97, a vocalista lançou o solo Lipslide, bastante variado estilisticamente, mas cujo predomínio, como previsto, era eletrônico. O clima é pra cima e a produção sintetizadamente elegante, urbana e mudérrna.

Quando Lipslide estava próximo de completar sua maioridade, Cracknell saiu-se com Red Kite. Lançado em junho, o álbum quebra/frustra expectativas de quem esperava nova fornada de electronica. As 12 faixas são bem mais acústicas e a sensação é muito pop anos 60 com alguma melancolia. 
On The Swings podia estar na trilha sonora dalgum filme francês da Nouvelle Vague. Nothing Left to Talk About – dueto com Nicky Wire, do Manic Street Preachers – tem guitarra country easy listening, emprestando sabor fim dos 70’s. Uma delicinha com parara papa papara e tudo! Take the Silver, colaboração com o The Rails, é puro folk; quase dá vontade de cantar colhendo cevada. Gostosa melancolia impera em melodias como as de The Mutineer, I Close My Eyes e Ragdoll. Favourite Chair é delicada canção de ninar com marimba. It’s Never Too Late e Hearts Are For Breaking deveriam fazer Belle andSebastian corar de vergonha do álbum chato lançado este ano; 2 fofuras twee pra pegar no colo e cantar sussurrando ou saltitando. I Am Not Your Enemy é psicodelia domesticada demais; Cracknell querendo ser mais pesada do que consegue. Nem é ruim, mas se o álbum fosse todo na mesma toada não teria graça. 
A agridoçura dessa Pipa Vermelha enternece, embala pra dormir (no bom sentido), acalma e sustenta muitas audições com melodias assobiáveis e assimiláveis. Tomara que Cracknell não espere até 2033 pro terceiro solo.
Várias canções de Red Kite estão em versões ao vivo numa playlist do Youtube:

Nenhum comentário:

Postar um comentário