sexta-feira, 8 de março de 2013

SONHOS REALIZADOS

O mais recente email informativo da ONG Under the Same Sun -capitaneada pelo albino canadense Peter Ash – traz notícias animadoras sobre a situação dos albinos tanzanianos. Traduzi alguns trechos:

(...)
Nossa mais recente viagem à Tanzânia foi a mais encorajadora até agora. Lenta, mas inexoravelmente, nosso sonho de igualdade para os albinos do país está se concretizando e eles estão começando a assumir posição merecida em diversos ambientes sociais. Em alguns raros locais, os dias de discriminação tornam-se pálidas lembranças.
Na primavera, a primeira unidade local de produção de protetor solar será inaugurada. Um hospital dermatológico começara a produzir, mas necessitava de expansão. ONGs canadenses proporcionaram os vultuosos fundos para o projeto, que teve enorme apoio da farmacêutica e gerente de projeto espanhola Mafalda Soto. Graças a tudo isso, o edifício foi completado em tempo recorde. A BASF doou uma tonelada de material para a produção de bloqueadores.
Outro sonho se realizou quando um grupo de tanzanianos mobilizou-se em nome dos albinos. Uma sala de um hospital do distrito de Magu foi reservada para tratar das necessidades das pessoas com albinismo por 2 dias na semana. A ideia partiu de Monika Nko, diretora do distrito, atitude inédita no país.  O Ministro da Saúde disse que faria da clínica um modelo para todos os hospitais da Tanzânia. Durante nossa visita ao hospital, oferecemos um seminário para funcionários e pessoas com albinismo a fim de educa-los sobre o assunto. Além disso, doamos bloqueadores solares aos pacientes.
O sonho de os albinos ocuparem seus devidos lugares no mundo dos negócios deu gigantesco passo quando apresentamos à comunidade empresarial, em um evento de gala, 43 graduados de nosso fundo para bolsas de estudo. O evento ocorreu na capital Dar es Salaam e diversos empregos para albinos foram garantidos por líderes de empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário