quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

ALBINISMO TOP


Alguns sites brasileiros hoje trazem a história da modelo albina sul-africana Refilwe Modiselle. Resolvi traduzir a matéria que o jornal inglês Daily Mail fez a respeito da moça.

 “Finalmente, sinto-me bonita”: a linda albina Refilwe Modiselle afirma que “vive na pele de uma pessoa branca” e avança na carreira de modelo.
(Tradução: Roberto Rillo Bíscaro)

A modelo albina sul-africana Refilwe Modiselle contrariou expectativas e tornou-se um dos rostos novos mais procurados do circuito da moda atual. Uma beleza natural, seu cabelo loiro-branco, pele pálida e olhos azuis de gelo significam que ela é foco instantâneo das atenções – fato que designers têm usado a seu favor.  

Aos 27 anos de idade, ela conta que só recentemente começou a sentir-se confortável com sua aparência. “Jamais imaginei que seria modelo. Finalmente sinto-me bonita”, revelou em entrevista à revista Grazia .

Ela já afirmou que vive “na pele de uma pessoa branca” e reclamou sobre o estigma e as dificuldades que enfrentou crescendo como albina na África do Sul.

“Quando saía às ruas, as crianças sempre diziam coisas horríveis. Não ligo”, afirmou. “Pensavam que minha mãe tinha se envolvido com um branco. Também me lembro de empresários não muito ansiosos por me contratarem.”

Embora a África do Sul possua porcentagem bastante elevada de pessoas com albinismo, ainda existe preconceito generalizado.

Muitos albinos têm sido mortos por seus órgãos nos chamados ‘muti’ ou assassinatos medicinais, uma vez que se crê que possuam poderes curativos.

Em junho de 2011, um albino de 14 anos foi sequestrado e acredita-se que tenha sido morto como parte de um ritual tribal.
Não obstante esses obstáculos, Refilwe tem tido sucesso fenomenal em sua carreira. É a única modelo com albinismo a desfilar no país. Sua estreia foi em 2005, em um desfile de David Tlale. A modelo é contratada da importante agência Ayana Africa Model Management.

Ela é o rosto da grife sul-africana LEGiT e continua a embelezar passarelas pelo globo.

Seu próximo passo será no mundo do cinema, com um papel na comédia romântica Tell Me Sweet Something.

Refilwe, que usa protetor solar religiosamente, espera usar sua fama e recém-achada autoconfiança para lutar contra o preconceito que atinge albinos. “Espero inspirar muitas pessoas, independente de raça ou cor”.   
Seu sucesso já inspirou a colega albino sul-africana Thando Hopa, 23, a tornar-se modelo e juntas esperam ajudar a romper os tabus cercando os albinos do país.

http://www.dailymail.co.uk/femail/article-2262807/Refilwe-Modiselle-said-lives-skin-white-person-carves-career-model.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário