terça-feira, 2 de outubro de 2012

ALBINO INCOERENTE EM LIVRO


Depois que o blog se estabeleceu como principal centro online de informações sobre albinismo em língua portuguesa decidi compartilhar minha história de vida, escrevendo minha autobiografia.
No início deste ano, enviei o original para o conselho editorial da EDUFSCAR (Editora da Universidade Federal de São Carlos), que selecionou ESCOLHI SER ALBINO para publicação.
Sem cair em autopiedade ou autoajuda, narrei de forma sincera, irônica e leve a trajetória de minha família e a minha, de menino albino pobre nascido em cortiço paulistano a professor doutor uspiano, que conversa sobre teatro com cantor lírico na Broadway.
Falo sobre as dificuldades na escola, as técnicas de sobrevivência de alguém com baixa visão em um mundo não pensado para ela, sobre o preconceito enfrentado com pessoas de todas as idades.
Mais importante, escrevo sobre a superação desses obstáculos, sobre viagens (inter)nacionais, a criação do Albino Incoerente, aparições na mídia devido ao trabalho com o blog.

6 comentários:

  1. Bacana Roberto. Será que já tem um na Sophia para comprar? Quero um

    ResponderExcluir
  2. Excelente.
    Também quero um.Vou ver se eu encontro avenda aqui por perto.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Parabéns pelo Publicação. Aguardo o lançamento do Livro em Penápolis e já é com certeza uma "Obra Prima".
    Abraços e como sempre te falo "VOCÊ MERECE".

    ResponderExcluir
  4. Tenho a plena convicção que o livro ESCOLHI SER ALBINO já é um sucesso. Sinto isso desde o primeiro momento em que o Robert contou sobre a obra. Com certeza é um material de altíssimo nível, merecedor de toda nossa atenção. Tenho orgulho de ser amigo do Robert e poder acompanhar seu empenho em prol da inclusão total e irrestrita.
    Prof. Eder Fonzar Granato

    ResponderExcluir
  5. Oba! Já era hora, rs... Vou querer um!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Que interessante! :D
    Eu "escolhi" ser albina certa vez: descolori o cabelo ao máximo que pude e como já era branquela de olhos azuis achava que ia chegar lá mas faltou alguma coisa que só os albinos têm, haha. Ah, e não são os problemas de visão, acho, pq eu tenho também (enchergo mal de longe, de perto, não aguento claridade, etc). Tudo pq eu tenho um fascínio por albinos, eu sei que apesar dos problemas, do preconceito, tem muita gente (+eu!) por aí que acha vocês lindos! :)

    ResponderExcluir