domingo, 18 de setembro de 2011

COTIDIANO INCLUSIVO


A Editora Moderna está lançando a coleção
Cotidiano escolar: ação docente. Elizabet Dias de Sá, co-autora do volume Atendimento educacional especializado do aluno com deficiência visual, escreveu-me dizendo que alguns dos depoimentos usados no livro foram retirados de nosso blog. Um pouco mais sobre este volume da coleção:


Nesta obra, as autoras tecem considerações gerais sobre a cegueira, suas implicações relativas ao processo de construção do conhecimento e à formação de conceitos, introduzem aspectos elucidativos em relação À ocorrência da cegueira desde o nascimento e à perda súbita ou progressiva da visão. Chamam a atenção para os desafios, a complexidade e as manifestações mais comuns da baixa visão no cotidiano da escola. Relacionam recursos tecnológicos, ópticos e não ópticos, que proporcionam uma melhoria no uso funcional da visão. Focalizam aspectos norteadores do ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) para alunos com cegueira ou baixa visão e os recursos pedagógicos e de acessibilidade que ampliam as possibilidades de participação em situações de aprendizagem. A abordagem é enriquecida por relatos de experiência e pelos depoimentos que retratam as dificuldades cotidianas vivenciadas por pessoas com albinismo. Cada capítulo contém informações complementares, sugestões de sites relacionados e de outras fontes de referencia acerca da deficiência visual.
As experiências relatadas, os conceitos e princípios reunidos nesta obra têm a intenção de contribuir para que os alunos com cegueira ou com baixa visão possam se desenvolver plenamente e conquistar uma posição social com independência e autonomia.

Agradeço à Elisabet e à Valdirene Stiegler Simão pela inclusão no livro das narrativas escritas pelos albinos. Bom saber que essas histórias estão ajudando. 

3 comentários: