quinta-feira, 1 de setembro de 2011

TELONA QUENTE 30

Tenho tido tanto trabalho que não sobra tempo pra ver filme, ou quando sobra, não tenho tempo de escrever a respeito. Domingo – após viagens e lautas refeições – tirei um par de horas pra ver Sonhos Roubados, filme do ano passado de Sandra Werneck.
Afastando-se do mundo da classe média alta de seus trabalhos ficcionais, a diretora fez a crônica de um ano na vida de 3 garotas da favela carioca. Jéssica (Nanda Costa; ótima) é a mãe solteira que recorre a programas sexuais pra ajudar a cuidar do avô e comprar alguns sonhos de consumo pequeno-burgueses. Sabrina também faz programas e acaba se envolvendo com um bandido machão. A menor Daiane - “mais ou menos virgem” – abusada sexualmente pelo tio (Daniel Dantas, também ótimo), chega a recorrer ao subterfúgio dos programas, mas conhece a cabeleireira Dolores (Marieta Severo, a melhor do filme), que passa a funcionar meio que como figura materna pra menina.   
Embora a película tenha alguns probleminhas quanto à marcação da passagem do tempo, acerta ao não julgar as atitudes das meninas, que agem segundo necessidades socioeconômicas que se lhes impõem. Igualmente acertada foi a decisão de fazer um filme sem clímax ou roteiro que siga os parâmetros do cinemão hollywoodiano. A idéia era retratar um período na existência das garotas e isso foi feito.
Sonhos Roubados é uma boa pedida pra professores de História e Sociologia usarem em suas aulas no ensino médio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário