quarta-feira, 3 de novembro de 2010

ZOOFILIA COM CORUJA

Coruja albina é devolvida à natureza na Bahia

Da Assessoria de Comunicação do Ibama

A equipe técnica do Centro de Triagem de Animais Silvestres Chico Mendes (CETAS) fez hoje a soltura de uma espécime de ave rara: uma coruja-orelhuda (Asio clamator), que tem a particularidade de ser albina, fato que atrai a atenção de caçadores e traficantes de animais silvestres e que a coloca em constante ameaça de risco de extinção.
A coruja solta foi encontrada debilitada na quadra de uma escola estadual da região do subúrbio ferroviário de Salvador e levada para o Cetas Chico Mendes pela Companhia de Polícia Proteção Ambiental (COPPA).
Segundo o analista ambiental Joseano, responsável pela soltura do animal, “as corujas têm uma grande importância para o meio ambiente por serem controladoras das populações de ratos, anfíbios, morcegos, répteis e insetos, dos quais elas se alimentam”.
“Essa é uma espécie de distribuição em quase todo o Brasil e, aqui em Salvador, ela é comumente encontrada, porém o que chama atenção nesse indivíduo é o padrão claro que esta coruja tem, o qual é raro na natureza”, enfatizou o analista.
Com o manejo adotado no Cetas Chico Mendes, as observações diárias do animal e, consequentemente, a sua recuperação, decidiu-se pela soltura pelo entendimento de que, se o animal viveu bem na natureza até a fase adulta, então a melhor destinação para ela é a natureza.
(Encontrado em http://amarnatureza.org.br/site/coruja-albina-e-devolvida-a-natureza-na-bahia,71652/)

(Os australianos do Architecture in Helsinki têm uma canção chamada "As Corujas Vão", que é uma pérola do twee pop. Vozes de crianças e bebês, bolhinhas estourando, enfim, twee na mais profunda essência!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário