terça-feira, 23 de novembro de 2010

DIA DA CERVEJA!!!!

Tomar um copo de cerveja por dia faz bem para a saúde, diz estudo
Pesquisa da Unicamp diz que substâncias presentes na bebida retardam o envelhecimento

A cerveja, bebida alcoólica número um dos brasileiros, pode trazer benefícios para a saúde, mas desde que consumida com moderação.

Um estudo recente feito pela Unicamp (Universidade de Campinas) revela que consumir um copo de cerveja por dia pode ajudar no combate à anemia e até prevenir doenças cardíacas.
A professora de farmácia Helena Godoy, que conduziu a pesquisa, explica que substâncias presentes em alguns dos ingredientes da cerveja, como o malte e o lúpulo, retardam o envelhecimento do organismo e podem trazer a longevidade.
A especialista, no entanto, faz um alerta. Ela lembra que os benefícios só são garantidos quando o consumo não excede os limites. Além disso, afirma que o objetivo de seu estudo não é incentivar o hábito de beber.
- Não quero incentivar quem não toma cerveja. Mas, a quem toma, que tome com moderação e saiba que essa cerveja também pode trazer benefícios.
(Encontrado em http://noticias.r7.com/saude/noticias/saiba-mais-sobre-mitos-da-alimentacao-e-conheca-novidades-como-o-suco-de-luz-20101121.html)

Cerveja tem vitamina que combate anemia

Mas pesquisadora alerta que consumo em excesso prejudica o corpo


Uma pesquisa feita pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) mostrou que as cervejas, assim como as verduras de cor escura, têm vitamina B9 (conhecida como ácido fólico ou folato). A vitamina é importante no combate à anemia e a doenças cardiovasculares.

A pesquisadora e engenheira de alimentos Ana Cecília Poloni Rybka, responsável pela pesquisa, explica que as análises foram feitas em três tipos de cerveja produzidas no Brasil: pilsen, sem álcool e malzbier.
– Os resultados mostraram que a cerveja tem cerca de 20 microgramas de folato por 100 ml. Uma lata tem de 17% a 20% das quantidades de vitamina B9 recomendada (por dia, para um adulto).
A pesquisadora analisou cinco formas de folato e encontrou três deles na bebida.
– Mas não podemos dizer que a cerveja supre carência desse nutriente.
Além da vitamina B9, foram analisadas na pesquisa as quantidades de compostos fenólicos (antioxidantes, substâncias que combatem o aparecimento de radicais livres na corrente sanguínea) nas cervejas.
A cerveja malzbier respondeu às análises com mais que o dobro de compostos desse tipo do que as da versão pilsen e sem álcool.
A pesquisadora diz, no entanto, que consumir cerveja em excesso não garante o suprimento necessário de vitamina.

– O consumo excessivo de álcool causa diversos males ao organismo, inclusive prejudica a absorção de vitaminas, entre elas o próprio folato. Mas existem estudos que revelam que o baixo consumo de álcool não possui esta capacidade prejudicial
(Encontrado em http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/cerveja-tem-vitamina-que-combate-anemia-20100329.html)
 
Tomar cerveja com moderação pode fazer bem aos ossos, diz estudo
Pesquisa diz que bebida é fonte importante de silício, que fortalece estrutura

A cerveja pode ser um terror para a barriga, mas também um "remédio" para os ossos, tornando-os mais fortes. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA), que apontam que a bebida é uma fonte significativa de silício, um componente importante para a manutenção da densidade dos ossos. Com isso, as pessoas sofreriam menos de doenças como a osteoporose.

Os pesquisadores analisaram o processo de produção de cerveja comercial para determinar a relação entre os métodos de fabricação e a quantidade de silício existente em cada tipo da bebida. Essa substância, dizem os cientistas, é importante para o crescimento e o desenvolvimento dos ossos e do tecido conjuntivo – a cerveja aparece como uma fonte importante do silício, que está principalmente na cevada, dizem os pesquisadores.
- Baseado nessas descobertas, alguns estudos sugerem que o consumo moderado de cerveja pode ajudar a combater a osteoporose.
No estudo foram analisadas cem marcas comerciais de cerveja – os técnicos acharam concentrações de silício entre 6,4 miligramas por litro e 56 miligramas por litro. Essa quantidade depende do tipo da bebida.
Apesar disso, há cientistas que não recomendam que as pessoas aumentem a dose de cerveja consumida, já que ela causa problemas também. Claire Bowring, da Sociedade Nacional para a Osteoporose da Inglaterra, disse ao jornal Daily Telegraph que, apesar de pequenas quantidades de álcool fazerem bem aos ossos, doses maiores da bebida fazem com que eles percam a força e fiquem mais sujeitos a fraturas.

– Há também muitos problemas de saúde relacionados ao álcool e que não podem ser ignorados
(Encontrado em http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/tomar-cerveja-com-moderacao-pode-fazer-bem-aos-ossos-diz-estudo-20100208.html)

(Ah, anos 80.... Quem viveu a época, não escapou ao RPM. Maravilhosos!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário