terça-feira, 23 de novembro de 2010

ALBINO INCOERENTE NOS 19 ANOS DO NEHO – II

Terça-feira passada, estive rapidamente em Sampa, participando dum evento na USP, o seminário Conhecimento, compreensão e memória: experiências em História Oral e cine-documentário. http://www.albinoincoerente.com/2010/11/albino-incoerente-nos-19-anos-do-neho.html

A viagem foi à jato e cansativa, mas o esforço valeu. Participei duma mesa redonda com 2 professores de Universidades Federais: Dante Gallian e Fabíola Holanda, que discutiram sobre a importância dos relatos orais como fontes historiográficas e também como motrizes para a elaboração de políticas públicas específicas e demais ações com vistas á diminuir o déficit social de determinados grupos sociais.
Embora me utilize da História Oral como fonte de inspiração pra adição da seção de narrativas deste blog, não possuo conhecimentos teóricos a respeito da área, a não ser os mínimos pra informar o trabalho aqui. Por isso, minha fala foi no sentido de demonstrar na prática os efeitos que as narrativas das pessoas albinas exerceram para a elaboração dos diversos projetos de lei hoje em tramitação pelo país, assim como para a explosão de mídia que o tema “albinismo” conheceu neste último par de anos.
Contei a história do blog, relatei sobre a idéia e a ajuda do professor José Carlos Sebe na montagem da seção das Histórias de Albinos e sobre a repercussão do blog na imprensa e em meios políticos. Ao final, deixei um desafio aos pesquisadores ouvintes: é hora de a universidade começar a desenvolver projetos sobre albinismo nas áreas de Histórias, Ciências Sociais e afins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário