terça-feira, 23 de março de 2010

REPERCUSSÃO DO DEPÔ

Imediatamente após a exibição de meu depoimento em Viver a Vida, as visitas ao blog, os comentários, emails e seguidores - tanto aqui quanto no Twitter - aumentaram exponencialmente.

Um oceano de mensagens de apoio e carinho. Pessoas relatando que minha historia lhes deu mais ãnimo e disposição pra enfrentar barreiras. Muita gente me convidando a visitar seus blogs e er contato no MSN, Orkut ou FAcebook. Emails com sugestões, albinos enviando histórias, enfim, o impacto pra causa albina está sendo positivamente enorme. Estou feliz da vida, vivendo-a...

Prometo que entrarei em contato e visitarei blogs e sites recomendados. Apenas peço paciência porque o número de acessos é realmente gigantesco. Tenho uma tradução difícil e urgente pra entregar, além das aulas normais. Por isso, posso demorar a dar as caras, mas o farei!

Agradeço imenso (como diriam os irmãos portugueses) o carinho, incentivo e atenção dos tantos companheiros novos desta nossa jornada albina. O blog é NOSSO, é coletivo. Não apenas das pessoas com albinismo, mas de todos interessados por um mundo menos preconceituoso e mais justo. Está sempre escancarado pra sugestões, contribuições e críticas. E continuará a ser um espaço de respeito e valorização das diferenças, além de arena pra assuntos diversificados.

44 comentários:

  1. Robert!!! Tambem vi seu depoimento!! Eu que te conheço a tantos anos, fiquei feliz em saber um pouco mais de vc! A gente nunca conhece direito as pessoas e o que se passa no coraçao delas....Parabens por tudo!!!! Lurdinha-PENAPOLIS

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, linda sua história me emocionei. Você é um guerreiro!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Então, estou aqui após assistir seu depoimento na novela. Quis saber mais um pouco de ti. Tenho amigos com albinismo e conheço de perto o preconceito que eles/vocês sofrem. Mas acho que agora, as coisas tendem a melhorar. O mundo ainda é indiferente ao diferente. Precisamos mudar. O passo foi dado.

    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Bem, desde que te vi ontem , fiquei extremamente tocada e inpirada.Sou professora de Inglês na rede particular e vc é tudo de bom.....AMEI seu blog e , com certea, ficará entre meus favoritos....Vc me deu ânimo para procurar um Mestrado, acredita? Obrigada! Te admiro desde já.....Bjs
    Sofia Mendes Nogueira

    ResponderExcluir
  5. Também vi seu depoimento,aliás, vejo só o finalzinho da novela porque acho imperdível os diversos depoimentos que ali aparecem.De fato, viver em um mundo que valoriza mais o estético em relação ao ético não é fácil. Mas vc soube "passar por cima" de tds os preconceitos e superar os desafios com inteligência e ação.se quiser visitar meu recente blog é:http://blogdemazza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá Querido, amei seu depoimento arrasou... parabéns!
    Um abraço iluminado.
    Esther
    www.professoraestherchiquetosa.blogger.com.br

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo depoimento! Gostei muito!
    Preconceito cansa. Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente adorei seu depoimento na novela, quanta garra e determinação parabens!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo depoimento! Linda história de vida e superação.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo depoimento, foi lindo, tão tocante, tão sensível. Me emocionei demais.

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu me emocionei com o seu depoimento, não sou albino, mas pelo fato de ser gordo, eu sofri e sofro muito preconceito.
    Parabéns, espero chegar algum dia perto de onde você chegou, você é um exemplo de superação para todos.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Vi ontem seu depoimento, e posso resumir o que senti em duas palavras: dor e admiração.
    Dor nos momentos em que me coloquei em seu lugar, mesmo que só na imaginação, pensando em coisas que as pessoas disseram e fizeram com vc. Admiração por vc ter encarado a situação de uma forma toda diferente, e de ser alguém hoje que pode servir de exemplo para muitos.

    Meus parabéns, tens aqui uma fã. São situações como esta que me convencem ainda mais que é possível acreditar no ser humano.

    Abraços! Amanda Gomes, RJ

    ResponderExcluir
  13. Lindo o depoimento... emocionante!!!
    Parabéns pela força e coragem!!
    Bjks, Beta

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo depoimento!!!!!
    É isso ai sempre lutando, abraços fik com Deus!!!!!

    ResponderExcluir
  15. OI ROBERTO PARABENS PELO SEU DEPOIMENTO,FIQUEI MUITO EMOCIONADA. TAMBEM TENHO UM FILHO ALBINO(ORGULHO DA MINHA VIDA)TAMBEM VITIMA DE MUITOS PRECONCEITOS,MAS ELE NAO DESISTE DE LUTAR POR SUAS CONQUISTAS,ESTA COM 27 ANOS FORMADO NA USP JA CONCLUIU MESTRADO E VAI PRO DOUTORADO SE DEUS ASSIM PERMITIR,UM GRANDE BEIJO E SEJA MUITO FELIZ VOCE E MUITO LINDO

    ResponderExcluir
  16. eu sou um deles. Me conheça em: debates-romulo.blogspot.com ou no twitter @martinsromulo

    ResponderExcluir
  17. Voce nao sabe como eu adorei sua historia gostei muito dela e eu tenho um tio albino eu vi a sua historia na novela e lembrei dele gostei muito mesmo entao fiz questao de comentar aqui até mais :D fiquei muito feliz por ter visto a sua batalha toda

    ResponderExcluir
  18. Olá! Meu marido e eu assistimos seu depoimento em viver a vida e fizemos questão passar aqui para dar os parabéns!!!
    Parabéns pelo depoimento foi muito importante, lindo mesmo!!!
    Pretendo passar aqui sempre que possível para ver as novidades!!!
    Grande abraço.
    Mariana e Francisco.

    ResponderExcluir
  19. Olá,fiquei emocionada com seu depoimento ontem,também sou totalmente contra qualquer preconceito,passei por maus "pocados",devido a depressões e tentativas de suicidio,hoje estou bem,e acredito que depoimentos assim nos dão mais força para seguir em frente.Um abraço,Iris.

    ResponderExcluir
  20. Todos nós somos iguais independete de cor, religiao,sexo ou nacionalidade...Todos somos seres abençoados de Deus, não a distinção entre o branco, negro pardo ou albino.
    Saiba de uma coisa tu és imagem e semelhança de Deus então se orgulhe disso. E nunca desista de nada continue assim sempre disposto alegre inteligente e bem qualificado.

    Meu Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  21. Gente, ele é uma gracinha!!!
    Então, vi só o finalzinho do depoimento na novela ontem mas baixei o vídeo aqui,
    MUITO SHOW!!!
    O albinismo sempre foi um assunto que me chamou bastante a atenção. Tenho um cachorrinho, ou melhor, cachorrão que é albino, é o Diler, ele é incrível!
    O Diler é um animal muito especial, é um akita bem bagunceiro pra falar a verdade. Ele não ouve e só enxerga bem à noite, porém leva a vida de um cachorro normal e é muito amado...
    Enfim, se eu for falar de todas as estripulias do meu Dilermano vou ocupar a página toda, mas eu não poderia deixar de relatar sobre o meu cãozinho...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Prezado Amigo,
    Com carinho faço-lhe uma visita. Parabéns pela sua força e quero lhe dizer uma coisa de verdade - acho os albinos belissímos, uma beleza completamente especial, as sombrancelhas loiras, a pele diferenciada, o sorriso sincero..Deus é perfeito e maravilhoso. Voce seguiu o caminho perfeito, revelando ao mundo mais uma face de DEUS!!!
    Grande e fraterno abraço.
    Quando puder visite meu blog - chaoderosas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Olá .. também gostei muito do seu depô e principalmente porque instigou a curiosidade de tantos no que se refere ao seu blog.
    adorei...vou acompanhar...
    felicidades pra vc

    ResponderExcluir
  24. Vi seu depoimento na novela ontem. Muito bom mesmo! Realmente creio que suas visitas dobraram :) Há tantos casos por aí de pessoas dignas que não conhecemos né? Essa é uma oportunidade para conhecermos pessoas assim como vc, que nos fazer ver a vida com outros olhos. Eu sou estudante de Letras da Universidade Federal do Maranhão, já fiz intercâmbio e sou apaixonada por inglês. Mas, tenho ainda outra paixão: direito, que com fé em Deus começarei a cursar em agosto quando já terei terminado o Curso de Letras.
    Um grande abraço!

    Que Deus te abençõe muito!

    ResponderExcluir
  25. Oi lindo! Achei o seu depoimento fantástico, são pessoas como você que fazem a vida se torna melhor. Parabéns pela sua história de vida.

    ResponderExcluir
  26. Vc conquistou um espaço muito importante para todas as pessoas com albinismo. Tudo bem que a luta é de todos, mas vc tem se esforçado enormemente por trazer visibilidade à causa. Parabéns, tô muito orgulhosa de vc. Aliás, sempre, né? Em nome das pessoas com albinismo de Mato Grosso, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    quero dar-te parabens pelo moravilhosa lição de vida que vc deu a todos que assistiam, ontem, à novela. Suas palavras foram bastante incentivadoras! Obrigada ;)

    ResponderExcluir
  28. Vc é um vencedor.Adorei ver que vc superou tudo do jeito que foi e gostei muito de saber que vc ';e um RATO BRANCO

    ResponderExcluir
  29. Confesso que você nem tinha terminado de falar e eu já estava em sua página do blog, para em seguida adicionar no twitter. Ontem mesmo postei sobre a carência que temos de heróis em referência os 50 anos do Senna. Fiquei feliz porque você é um exemplo a ser seguido.
    Parabéns.

    Bianca Briones

    ResponderExcluir
  30. oi... meu irmao é albino, e depois q vi o seu depoimento na novela, vim ao site para saber + de sua historia. o preconceito é muito grande as pessoas nem imaginam como.queria q todos os albinos pensassem como vc e nao deixassem q o preconceito os fizessem desistir.

    ResponderExcluir
  31. Ola assisti ao seu depoimento e fiquei emocionada, realmente da um choque na gente contra o proconceito que as vezes temos sem perceber...Você é um guerreiro, parabéns Fernanda Penteado

    ResponderExcluir
  32. Coragem, lição de vida e exemplo para tantos outros, admirei seu depoimento. Desejo que tenha progresso e possa reunir seus pares nesse belo trabalho.
    Lembrei-me de dois albinos que admiro: Sivuca e Herméto Paschoal. Há uma revista de poesia para crianças que tem o simpático nome de Tigre Albino.
    Um abraço, do josé marins
    http://fieiradehaicais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Oi Roberto!!!!
    Sou de Penápolis tbém e vi seu depoimento ontem.......adorei, parabéns!!!!!
    Já tive aula de ingles com vc, mas faz muito tempo!!!rs
    Tbém tenho um blog, se quiser dar uma olhadinha:http://ideiasdamary.blogspot.com
    Bjssss......

    ResponderExcluir
  34. Adorei o depoimento, achei um sopro de ar fresco, extremamente inspirador, lutar usando a super exposição foi algo brilhante! Parabéns, linda história de vida, vencer o preconceito é de fato algo gratificante que sempre se repete, pois o preconceito não vai a lugar algum, ele sempre está presente e temos que vencê-lo dia após dia! Sou negra e me identifiquei com seu depoimento! Obrigada por compartilhar essa história com o mundo!

    ResponderExcluir
  35. Vi seu depoimento ontem e até te deixei uma mensagem de solidariedade mas não carregou.
    Legal você ter mencionado seu blog, assim pode ver que tem muita gente que te apoia (mais de 600 mensagens em pouco minutos).
    Por outro lado fiquei triste em ver que tem gente que se preocupou em procurar o seu blog para escrever gracejos. Ainda bem que são poucos, mas já dá para ter uma idéia do que você deve ter passado pela falta de sensibilidade e/ou ignorância de algumas pessoas.
    Fico feliz que tenha encontrado o caminho para a superação. Te desejo muita felicidade.

    Elizabeth

    ResponderExcluir
  36. Olá Professor- Doutor tudo bem..você conhece ou já ouviu falar dos filhos da lua do Maranhão? você não tem idéia do sofrimento da maior colõnia e albinos no Brasil. Procure se informar ok..é uma história interessante. Abraços

    ResponderExcluir
  37. o que dizer? não tenho palavras, desejo que continue iluminando e abrindo caminhos ...

    ResponderExcluir
  38. Fiquei emocionado com o seu depoimento, espero um dia poder te conhecer, deixarei o endereço do meu blog para você depois visitar.


    http://corceldefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  39. bom dia,parabéns pelo depoimento...espero sua visita ao meu blog,será uma honra ter uma visita tão especial,determinada e forte,um abraço.

    ResponderExcluir
  40. Oi Roberto,
    Vi a novela ontem e no final assisti seu depoimento...que bacana, adorei te ouvir!
    E muito bom ver e ouvir sua perspectiva de vida, saber da sua coragem de ir fundo na vida e não aceitar as coisas simplesmente como elas sao!
    Vou visitar seu blog sempre...é maravilhoso saber que há gente como vc no mundo.
    Abração enorme,
    Tatiana

    ResponderExcluir
  41. Sem dúvida alguma você é um exemplo! Seu depoimento na novela trouxe pra mim uma vontade imensa de crescer e melhorar.
    Sou professora de inglês como você e posso garantir que você me inspirou a me aperfeiçoar... É incrível a sua força de vontade e mais incrível ainda é ver como as pessoas ditas "normais" desperdiçam a vida com tanta coisa errada. Você me emocionou de verdade e tenha certeza que serei frequentadora assídua do seu blog.
    Sei que é pedir muito, mas se puder, dê uma passadinha no meu blog.
    Fique com Deus!!
    Um abraço,
    Fabiane L. Corrêa Pires

    www.naddademais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. oi! Eu também vi o teu depoimento e rapidamente procurei o teu blog, mas não tive tempo de fazer um comentário.
    Fiquei sensibilizada com a tua garra e determinação. Adorei! E provavelmente servirá de exemplos para outras pessoas que sofrem com preconceitos.

    ResponderExcluir
  43. Sou uma das pessoas que após te ver na Globo me interessei pelo seu blog e não me arrependo! parabéns pelas sua vitórias e pela força de vontade de saber levantar após os tombos. Ganhastes mais uma fãn.

    ResponderExcluir
  44. Roberto, escrevi um texto em sua homenagem no "Diário de Penápolis". Em que pese a circulação restrita, é o local onde tenho acesso e o espaço do qual disponho para expor minhas ideias, às vezes tolas, às vezes com algo construtivo.
    Seu depoimento me emocionou muito. "No fundo d'alma", como diriam os oitocentistas. Fui seu aluno e testemunhei o quanto você foi vítima de preconceitos, sendo denominado por todos aqueles apelidos jocosos que mencionou; por outro lado, acompanhei de perto a sua inteligência brilhante, dom este digno de poucos. Com ela, você soube lançar mão de suas próprias ferramentas para criar uma identidade peculiar, avessa a preconceitos de qualquer natureza. Antes todos fossem como você, "Albino Incoerente", pois é na sua incoerência que você não se permite reificar, massificar, tornar-se mais um no oceano infinito da mediocridade.
    Se todos os albinos, negros, soropositivos, homossexuais, etc., enfim, todos estes grupos heterogêneos que são discriminados pelo "mass media" resolvessem fazer como você (em vez de trancar-se num calabouço, colocar sua face ao Sol), teríamos certamente uma sociedade menos preconceituosa e, ao menos, mais tolerante com as diferenças.
    Você é um vencedor, Roberto: contra tudo e contra todos, contra a pobreza e o preconceito, fez-se respeitar em todos os ambientes por onde passa. Lembro-me até hoje de sua mãe, que eu fui cumprimentar a uns 14 anos pela passagem do dia das mães. Lembra-se disto? Recordo-me daquela senhora simples, que quase se emocionava quando alunos iam à sua casa falar bem de seu filho. Certamente hoje, Roberto, ela está ainda muito mais orgulhosa e feliz em ver este homem que você se transformou: Doutor pela USP, de brilhante inteligência e, acima de tudo, homem de fibra, coragem e caráter.
    Orgulho-me imensamente de tê-lo em minhas memórias e em marcantes passagens de minha existência. É uma honra ter sido aluno do "Albino Incoerente"!
    Abraços,
    Renato

    ResponderExcluir