quinta-feira, 4 de março de 2010

A LUZ POÉTICA DE FLÁVIO ANDRÉ

Dia 27 de janeiro, anunciei aqui o lançamento do livro de poemas A Última Luz de Narciso, de autoria do albino Flávio André Silva.

Flavo gentilmente permitiu a publicação dum de seus poemas, pra que nossos leitores tenham um aperitivo do teor de sua poesia.

JUÍZO DESCALÇO

Desculpe por não ser tão bom quanto você,
Mas é desse jeito que prefiro viver.
Com minhas próprias verdades pra acreditar...
Por mais absurdas que elas possam ser!

Não quero que digam como me vestir,
Muito menos com quem posso sair,
Que regulem a maneira que gosto de falar
E que mostrem quem devo idolatrar.

Gosto de andar descalço por calçadas descalças,
Gritando por aqueles que não querem me ouvir;
Vestido somente com o horror dos passantes
E, apesar de desprezado, eu insisto em sorrir.

Além disso, o poeta me enviou uma entrevista publicada no jornal interno da empresa onde trabalha pra que saibamos algo a respeito de sua trajetória e trabalho.

BIG: Flávio nos conte um pouco de sua história.
Flávio: Tenho 25 anos, natural de Vitória/ES. Estou em São Paulo há pouco mais de um ano, mudei de Estado por conta de uma pessoa que conheci pela internet que no período de um ano passou de namorada a esposa!
Hoje trabalho como Auxiliar Administrativo Júnior na G-Tech, mas como gosto de pensar sempre adiante, estou cursando o segundo semestre de um curso Técnico de Segurança do Trabalho, que concluirei em dezembro deste ano.
Aqui em São Paulo participei de algumas reportagens sobre albinismo, uma vez que tanto eu quanto minha esposa somos albinos e isso trouxe repercussões sociais positivas em nossas vidas.

BIG: E as experiências de vida?
Flávio: Aprendi desde pequeno que a leitura transforma as pessoas. Não sei quanto ao resto do mundo, mas me sinto em constante transformação e acredito que devemos incentivar que outros experimentem este prazer.

BIG: E o lançamento do seu livro, qual a mensagem que você pretende passar?
Flávio: Acontece que já me envolvi com a música e já tive meu grande show, já me envolvi com teatro e já tive minha grande peça... Agora, me envolvo diretamente com aquilo que nunca deixei de fazer antes, durante e depois de todas essas incursões artísticas: eu escrevia e, depois de muitos anos, publiquei meu primeiro livro!

BIG: Qual o foco do livro?
Flávio:Trata-se de um livro de poesias, e mesmo sabendo que a geração não está muito aí para os versos... Este é meu caminho. O livro traça através de seus três capítulos uma trajetória ascendente em direção ao íntimo humano (...)

BIG: Uma frase.
Flávio: "A luz do mundo está nas palavras e, apesar de não enxergar muito além, tento iluminar todos que me cercam".

Aos interessados em adquirir A Última Luz de Narciso, basta seguir as instruções no link http://www.albinoincoerente.com/2010/01/literatura-albina.html

Em breve, publicarei outra entrevista com Flávio, desta vez, feita por mim.

(Pra ilustrar a postagem sobre o poeta Flávio André, ninguém melhor do que Flávio Venturini.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário