sábado, 20 de março de 2010

VER COM A LÍNGUA

Enxergando como as cobras
Saiba um pouco mais sobre o Vision BrainPort, aparelho capaz de fazer com que os deficientes visuais "enxerguem" através da língua
Da redação


É sabido que as cobras não possuem boa visão. É a língua desses animais que, por meio de sensores naturais, os auxiliam a atacar suas presas e se locomover. Partindo desse princípio, é possível entender o que é o Vision BrainPort, um aparelho capaz de fazer com quem os cegos "enxerguem" através da língua. É uma ideia tão surreal que parece mágica. Mas o dispositivo é uma belíssima realidade.
O novo apparel funciona tirando fotos com uma pequena câmera instalada sobre um par de óculos. Em seguida, a imagem capturada vai para uma unidade de controle, do tamanho de um celular pequeno, que fica na mão do usuário. Essa unidade de controle transforma a fotografia em impulsos elétricos e os envia para a boca do usuário, através de um fio com 300 eletrodos que pulsam de acordo com a quantidade de luz que há na imagem.
Para a pessoa, esses impulsos são sentidos como se fosse um borbulhar de champanhe. Pixels brancos têm um pulso forte, enquanto os pretos não resultam em qualquer sinal. Assim, o deficiente visual consegue "enxergar" o objeto ou cenário fotografado. A unidade de controle também permite ao usuário aproximar ou distanciar a imagem, controlar a luz e o choque elétrico na língua.
O doutor William Seimple, diretor de Pesquisa da Saúde da Visão da Lighthouse Internacional, uma organização sem fins lucrativos de Nova York, está testando o aparelho em quatro pacientes e se mostrou otimista com o avanço. Não é para menos. Afinal, os cegos podem começar a distinguir imagens com apenas 15 minutos de uso do dispositivo. Seus pacientes treinam com os novos óculos uma vez por semana e já são capazes, por exemplo, de pegar copos e talheres numa mesa, sem esbarrar em outros objetos. A previsão é de que o Vision BrainPort chegue ao mercado norte-americano até o final deste ano e devem custar cerca de 6 mil dólares - pouco menos de 12 mil reais.

(Encontrado em http://saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=28296)
(Lembram do Língua de Trapo? Eu assisti essa apresentação deles na Globo, em 1985. Um quarto de século!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário