segunda-feira, 29 de março de 2010

O LOBISOMEM ALBINO DO URUGUAI

Representação negativa na mídia é um dos problemas enfrentados pelas pessoas com albinismo. Existem compilações de filmes que apresentam albinos dentre os personagens e, a maioria esmagadora, é constituída de representações negativas, estereotipadas ou sobrenaturais.

Somos quase sempre os vilões da trama. Quando não personificamos o mal, somos dotados de poderes paranormais, solitários, esquisitos, enfim.

O problema não é recusar o papel de vilão, mas sim, SEMPRE ser o malvado. SEMPRE ser o bizarro, o estranho. Além de encher a paciência, isso contribui negativamente pra nossa imagem social. Será que alguém não poderia nos representar de modo mais positivo ou cotidiano?

Ontem vi outro filme que comprova essa má representação. Plenilúnio (1993) é um filme uruguaio sobre lobisomem. Pra muitos soará surpreendente a notícia dum filme de horror latino-americano. Há diversos, acreditem. Aliás, vem por aí uma produção uruguaia seguindo a tendência de meu amado [REC] http://www.albinoincoerente.com/2009/06/rec.html

No caso do filme da lua cheia dos pampas, um homem albino – interpretado por ator maquiado - aluga uma casa isolada no meio do mato e quando se transforma em homem-lobo ataca todos que fareja pela frente. A personagem é sombria, solitária, perversa e usa os indefectíveis óculos escuros (nesse caso, pra esconder o olho não-albino do ator). E o lobisomem é albino também! Aliás, é hilariantemente precário, mas temos que considerar a falta de verba dum produtor de cine de horror uruguaio.

Estrelado por atores não-profissionais (a maioria do elenco é criança ou teen!), com som e imagens de qualidade duvidosa, Plenilúnio valeria alguma coisinha pela ousadia de fazer desse tipo na pobre América Latina. Pena que reforça o estereótipo do albino como perverso, vilão, socialmente alienado.

Como disse, nada contra se houvesse contrapartidas positivas no modo como somos representados. É até original um lobisomem albino. Mas, por que SEMPRE temos que ser os “Coisa Ruins”?

(O começo do filme.)